Vacinação contra meningite é ampliada no Brasil
- Redação RT Notícia
- há 9 minutos
- 2 min de leitura
Nova dose de reforço amplia proteção contra a meningite bacteriana e substitui a vacina meningocócica C no calendário infantil

A partir desta terça-feria, 1º de julho, o Ministério da Saúde passa a oferecer a vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida altera o esquema vacinal infantil, que incluía duas doses da vacina meningocócica C — aos três e cinco meses — e reforço aos 12 meses. Agora, a dose de reforço será feita com a vacina ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria causadora da meningite: A, C, W e Y.
“Agora, o SUS garante ainda mais proteção contra as formas mais graves de meningite bacteriana. A vacina ACWY, antes aplicada apenas na adolescência, passa a ser ofertada também para crianças de até um ano. Isso reforça o compromisso do Ministério da Saúde com o enfrentamento da doença”, afirma o ministro Alexandre Padilha (Saúde).
A ampliação foi formalizada pela Nota Técnica nº 77/2025, que atualiza o calendário de vacinação. Segundo o Ministério da Saúde, crianças que já receberam as duas doses da vacina meningocócica C e o reforço aos 12 meses não precisam tomar a nova versão neste momento. Já aquelas que ainda não foram vacinadas na faixa etária de um ano podem receber a dose com a ACWY.
Antes dessa mudança, a vacina meningocócica ACWY era disponibilizada apenas para adolescentes de 11 a 14 anos. Com a nova diretriz, o imunizante passa a fazer parte da estratégia de prevenção precoce contra as formas mais graves da meningite bacteriana.
Diretrizes até 2030
Em 2024, o Ministério da Saúde publicou as Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030. O documento foi elaborado em parceria com entidades nacionais e internacionais e segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é reduzir os casos e as mortes causadas pela doença.
Casos registrados em 2025
Dados atualizados mostram que o Brasil já confirmou 4.406 casos de meningite em 2025. Desses, 1.731 são do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 por outras causas.
Além da vacina ACWY, o SUS disponibiliza outros imunizantes que contribuem para a prevenção da meningite, como a BCG, a Penta e as vacinas pneumocócicas 10, 13 e 23-valente.
Sobre a doença
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diferentes agentes infecciosos — como bactérias, vírus, fungos e parasitas — ou ter origem não infecciosa. As meningites bacterianas são mais comuns nos meses frios, enquanto as virais predominam nas estações mais quentes.
コメント