Trump anuncia encontro com Lula após discurso na ONU
- Redação RT Notícia
- 23 de set.
- 1 min de leitura
Presidente dos EUA disse ter “química excelente” com o brasileiro e confirmou reunião bilateral na próxima semana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pretende se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. A declaração ocorreu logo após os discursos dos dois líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
Encontro rápido e promessa de reunião
Segundo Trump, os dois se encontraram brevemente na entrada do evento. O presidente norte-americano relatou que houve uma conversa rápida, de cerca de 20 segundos, em que ambos concordaram em marcar uma reunião bilateral.
Relação entre Brasil e Estados Unidos
Trump destacou que o Brasil aplicou tarifas consideradas “injustas” contra os produtos norte-americanos, o que motivou a adoção de uma tarifa de 50% sobre itens brasileiros. Ele afirmou que essa medida é parte da defesa da soberania e dos direitos de cidadãos dos Estados Unidos.
O presidente norte-americano também disse que o Brasil poderá “se dar bem” caso trabalhe de forma conjunta com os Estados Unidos.
Resposta brasileira
O governo brasileiro afirmou que os Estados Unidos tiveram superávit de mais de US$ 400 bilhões nas trocas comerciais com o Brasil nos últimos 15 anos, o que não justificaria novas tarifas.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, enviou carta em resposta às declarações de Trump. Ele negou que haja censura no Brasil e destacou que as decisões da Corte têm como objetivo proteger a liberdade de expressão.









Comentários