Mulheres participam de Mesa de Diálogo na Vila Ipiranga com foco em participação social
- Redação RTN
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Encontro reuniu cerca de 40 moradoras e ofereceu serviços, palestras e atividades de bem-estar
Cerca de 40 mulheres participaram, neste sábado (20), de mais uma edição da Mesa de Diálogo promovida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Participação Social. O encontro foi realizado na Sociedade Beneficente Sagrada Família, na Vila Ipiranga, e teve como foco o protagonismo feminino, a participação social e o acesso a serviços públicos.
A iniciativa integrou ações do Plano Municipal de Participação Social e reuniu representantes do poder público, lideranças comunitárias e moradoras da região para atividades de escuta, troca de experiências e acesso a informações sobre programas e serviços disponíveis no município.
De acordo com o secretário municipal de Participação Social, Octávio Ribeiro, a proposta das Mesas de Diálogo é ampliar a presença do poder público nos territórios e fortalecer a integração entre diferentes áreas da administração municipal.
"Esta foi a sexta atividade realizada e nossa expectativa é promover cerca de 30 rodas de conversa ao longo deste ano, fortalecendo a integração entre as secretarias e levando informação e serviços públicos para os territórios mais vulneráveis da cidade”, afirmou Ribeiro.

A líder comunitária Bernadete Fernandes e o o secretário municipal de Participação Social, Octávio Ribeiro - Foto Claudio Fernandes
Serviços e atividades para mulheres
Durante o evento, as participantes tiveram acesso a ações voltadas à saúde e ao bem-estar, além de palestra destinada a mães atípicas, auriculoterapia e serviços de trancista.
A programação também contou com espaço de recreação para crianças, permitindo a participação das mães nas atividades promovidas durante a tarde.
A líder comunitária Bernadete Fernandes, uma das organizadoras da ação, destacou que o objetivo foi aproximar informações, serviços e oportunidades das moradoras da Vila Ipiranga.
Parcerias fortalecem atuação nos territórios
A Mesa de Diálogo foi realizada em parceria com a Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (Famnit), o projeto Empodera Mulher Comunidade e a Secretaria Municipal da Mulher.
A diretora da pauta de mulheres da Famnit, Marcelle Freitas, ressaltou que iniciativas como essa buscam ampliar o acesso à informação e estimular a participação feminina nos espaços de construção de políticas públicas.
Moradora da Vila Ipiranga, Luiza Ferreira, de 57 anos, afirmou que a atividade permitiu conhecer programas, cursos e oportunidades oferecidos pela Prefeitura que não chegam ao conhecimento de toda a população.
Próxima edição terá foco em acessibilidade
As Mesas de Diálogo são realizadas em diferentes regiões de Niterói com o objetivo de aproximar o poder público das comunidades e ampliar os canais de participação cidadã.
De acordo com a Prefeitura, a próxima edição abordará o tema da acessibilidade, dando continuidade às ações previstas pelo Plano Municipal de Participação Social.




.png)
Comentários