Lula e Trump discutem relações entre Brasil e Estados Unidos na Malásia
- Redação RT Notícia
- 26 de out.
- 1 min de leitura
Negociações sobre tarifas devem começar imediatamente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste domingo (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da ASEAN. O encontro durou cerca de 50 minutos.
Lula pediu a Trump a suspensão do tarifaço aplicado pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. Desde julho, produtos do Brasil passaram a pagar tarifas de 50% para entrar no mercado norte-americano.
Governo brasileiro quer acordo rápido
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Trump autorizou sua equipe a iniciar negociações ainda neste domingo, no horário local. O objetivo é revisar as tarifas e avançar em um acordo comercial.
"Trump declarou admirar o perfil da carreira política do presidente Lula, já tendo sido duas vezes presidente da República, tendo sido perseguido no Brasil, se recuperado, provado sua inocência, voltado a se apresentar e, vitoriosamente, conquistando o terceiro mandato", afirmou.
Vieira afirmou que o período de negociações será curto, com expectativa de conclusão em pouco tempo.
Clima do encontro e próximos passos
Participaram também o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro Mauro Vieira. De acordo com o chanceler, os presidentes conversaram sobre a relação bilateral e possíveis agendas futuras.
Há intenção de visitas oficiais nos próximos meses. Trump manifestou interesse em viajar ao Brasil. Lula também afirmou que pretende ir aos Estados Unidos. *Com informações da Agência Brasil









Comentários