Prefeitura de Niterói anuncia novo parque sustentável na Região Oceânica
- Redação RT Notícia
- 22 de jul.
- 1 min de leitura

A Prefeitura de Niterói está finalizando os preparativos para lançar o Parque Lagoa de Itaipu, uma iniciativa integrada ao programa PRO Sustentável 2. O novo parque ocupará uma vasta área ao redor da lagoa de Itaipu, oferecendo mais de 5 km de ciclovias, passarelas sobre o mangue, áreas de contemplação e jardins filtrantes.
Infraestrutura sustentável e lazer
O Parque Lagoa de Itaipu visa integrar urbanismo sustentável com soluções de mobilidade ativa e preservação ambiental. O projeto inclui a implementação de mirantes, restauração da vegetação nativa e proteção da fauna local através de abrigos naturais.
Participação comunitária e desenvolvimento
Desde o planejamento conceitual, a comunidade tem sido envolvida com reuniões para garantir que suas necessidades sejam incorporadas ao projeto. A obra também está em fase avançada de negociações com um banco de desenvolvimento para viabilizar a construção.
Ciclovias e conectividade
Um dos destaques do projeto é a ciclovia de 5,55 km, que conectará diversos bairros da Região Oceânica, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável.
Preservação ambiental e impacto positivo
O Parque Lagoa de Itaipu segue o exemplo bem-sucedido do Parque Orla de Piratininga, incorporando jardins filtrantes para tratamento de águas pluviais e promovendo um ambiente urbano baseado em soluções da natureza.









Nossa! Só de olhar essa foto já deu vontade de passear e pedalar nesse parque.
Detetive do WhatsApp - detetive
Detetive-investigador do zap