Prefeito visita 12º BPM e reforça cooperação na segurança pública em Niterói
- Redação RT Notícia
- 15 de ago.
- 2 min de leitura
Visita à sede da corporação contou com balanço de investimentos e ações integradas na segurança pública

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou nesta quinta-feira (14) a sede do 12º Batalhão de Polícia Militar, no Centro. A reunião contou com a presença do comandante do batalhão, coronel Leonardo Oliveira, e do comandante do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Sylvio Guerra.
Acompanhado do secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, e do secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Felipe Ordacgy, o prefeito destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar para a redução dos índices de letalidade violenta, que incluem homicídios e latrocínios.
“Eu queria transmitir uma palavra de agradecimento em nome da cidade. A gente confia muito em vocês. Estamos chegando ao 8º mês do ano com um resultado muito importante de redução de homicídios e o fato de não termos perdido nenhum policial do 12ºBPM ao longo de 2025. Espero que a gente possa continuar junto com inteligência e proatividade para chegar ao final do ano com esse bom resultado. Queria parabenizar vocês e dizer que segurança pública sempre foi nossa prioridade. E o cidadão quer que sejamos capazes de prover uma segurança pública eficiente, apesar da atribuição constitucional do Estado. A gente decidiu apostar e investir pesado na segurança desde o meu primeiro mandato”, afirmou o prefeito.
Investimentos em inteligência e policiamento
Durante o encontro, Rodrigo Neves apresentou o balanço de investimentos realizados pelo município em segurança. Entre eles, está o aporte de R$ 1 milhão por mês, via Programa Estadual de Integração da Segurança (Proeis), para reforço do efetivo policial nas ruas.
Também foram mencionadas a ampliação do efetivo da Guarda Municipal por concurso público, o aumento salarial dos guardas e a atuação do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no monitoramento da cidade. O prefeito citou ainda o uso do sistema ShotSpotter, que identifica disparos de arma de fogo e auxilia na ação integrada entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar.
Parceria reconhecida pela Polícia Militar
O comandante do 12º BPM, coronel Leonardo Oliveira, ressaltou que o batalhão conta com mais de 800 policiais nas ruas e que a parceria com a Prefeitura contribui para ações conjuntas.
Já o coronel Sylvio Guerra, há quatro anos à frente do 4º CPA, destacou a integração com órgãos municipais, como a Seop e o GGIM, e reforçou a importância da cooperação para os resultados obtidos.









Comentários