top of page

Os melhores shows de 2024

Foto do escritor: Rudá LemosRudá Lemos

Atualizado: há 6 dias

1. Maria Bethânia & Caetano Veloso - Farmasi Arena (04/08)

Momento auge: Filhos de Gandhi (homenagem a Gil) & Baby (homenagem a Gal)


Antes de Gal partir, tinha sido anunciado que os Doces Bárbaros voltariam a se apresentar. Não deu. Parte dos vários desalentos dessa saída repentina da Gal foi essa turnê. É difícil transcrever em palavras para quem passou várias fases da vida sendo alimentado pelas músicas dos dois baianos, o poder de vê-los cantando juntos em total sintonia em nossa frente. Não se trata meramente de um show, tem ali toda uma vida.


2. Tiganá Santana - Teatro Firjan SESI Centro (08/05)

Momento auge: Pot-pourri: Onde o Rio é mais Baiano + Sei lá, Mangueira


O canto de Tiganá com seu violão a dedilhar melodias de imensa beleza. Dos artistas que mais nos conectam com a diáspora brasileira e a ancestralidade africana sintetizadas na Bahia e, aqui, escolhendo o Rio de Janeiro para o lançamento do seu ótimo disco “Caçada Noturna”.


3. Madonna - Praia de Copacabana (04/05)

Momento auge: Live to Tell


Mais do que um show, um Acontecimento. Ícone pop que navegou por diversos gêneros e que ao juntar tantas gerações neste show gratuito, mostra que mantém sua enorme relevância na música mundial.


4. Ney Matogrosso - Festival de Inverno / Marina da Glória (05/07)

Momento auge: Sangue Latino


Shows também se fazem através das companhias que estamos. Contemplar o maior intérprete brasileiro vivo, apresentando sucessos do Secos & Molhados e regravações super inspiradas apresentadas na turnê do “Bloco na Rua”, com minha amada Priscila, meu sogro Anisio, sua mulher Terê e meus amigos Cris, Filipi, Max e Lu, ampliaram a experiência em mil. Como pulei em “Sangue Latino”...


5. Paul McCartney - Allianz Parque (SP) (16/10)

Momento auge: Hey Jude


É inevitável o topo dessa lista ser preenchido por artistas mais idosos e consagrados, de discografia extensa e presença em várias etapas da trajetória da música popular. Paul já chegou chegando com "Can't Buy Me Love" e daí foi só ladeira acima, com clássicos do Wings, a homenagem ao George com "Something" no ukulele, as explosões de "Helter Skelter" e "Live and Let Die" que cortaram um pouco a suavidade melódica característica desse Deus da música. Mas não consegui fugir do clichê na escolha do momento auge hehehe.


6. Tulipa Ruiz - Casa de Cultura Laura Alvim (26/09)

Momento auge: Algo Maior 


Tulipa despida, apenas ao violão com seu irmão Gustavo Ruiz e talvez aí a gente consegue ter a dimensão do quão gigantesca é a sua voz, a lírica das suas composições e como todo o teatro estava embriagado ainda de luto pela morte recente do seu pai e parceiro musical, Luiz Chagas.


7. Juçara Marçal - Espaço Cultural BNDES (21/03)

Momento auge: Oi, Cat


“Delta Estácio Blues” segue sendo meu disco favorito dessa meia década dos anos 2020 e aqui, curiosamente mais do que nos shows do Circo Voador, deu mais uma vez para ver o quanto essa obra é criativa, inovadora com as correntes eletrônicas recentes, ao mesmo tempo que muito devedora aos afoxés, sambas e maracatus que tanto marcam a obra do Clube da Encruza. O que eles fizeram com “Oi, Cat” estendendo até todos os limites possíveis, numa grande viagem psicodélica, é algo mesmo fora de série.


8. Maria Bethânia - Doce Maravilha / Jockey Clube (26/05) - part. Xande dos Pilares

Momento auge: Yáyá Massemba


Talvez tenha sido a vez que eu consegui ver a Bethânia mais de perto. Ali estava toda sua expressividade ao cantar, jogando cada verso de música com força para o espaço, e abrindo a porteira para um Xande de Pilares que não ficou intimidado e fez dobradas boas com a baiana em músicas como “Mel” e “Diamante Verdadeiro”. Ao final, “Tá Escrito” corou o culto com firmeza.


9. Claudio Jorge & Guinga - Sesc Niterói (12/04)

Momento auge: Senhora da Canção


Harmonia perfeita de violões e vozes desses músicos lapidares em um encontro intimista e muito à vontade. Entre as músicas, o historiador Rafael Mattoso fazia contextualizações que deixaram o show ainda mais rico.


10. Ricard Bona - 20º Rio das Ostras Jazz & Blues Festival (01/06)

Momento auge: Te Misea


Ah, como eu gosto desse festival. Meu Rock in Rio! Dessa vez, entre várias outras apresentações destacadas (e gratuitas!), a beleza maior foi ver de perto esse ícone da música de Camarões, dono de um estilo único de fazer jazz.


11. João Bosco - Circo Crescer e Viver (21/06)

Momento auge: Jade


Como lidar com um artista da grandeza do João, de frente pro crime, nos mandando as pedradas "Nação", "Sinhá", "Corsário" e "Incompatibilidade de gênios"? Só acatar!


12. Luiz Caldas - Circuito Barra / Carnaval Bahia (12/02)

Momento auge: Sandra


Trio do eu sozinho! Com tantas atrações acontecendo no mesmo momento do Carnaval da Bahia, e pela extensão da duração das apresentações, calhou que tive possibilidade durante um tempo de ter meu show (quase) particular, com espaço para pular, dançar e cantar em plenos pulmões os hits, desse que é um dos inauguradores do Axé.


13. Carlinhos Brown + BaianaSystem + Ivete Sangalo: Abertura Oficial do Carnaval Bahia - Praça Castro Alves (08/02) - part. Ilê Ayê e Armandinho

Momento auge: Asanshu & Lucro (Descomprimindo) & Muito Obrigado Axé 


Oxe! Santo encontro na quinta de Carnaval. Tríade de trios alinhados, cada um cantava uma música em seu carro, com algumas bonitas participações de uns com os outros. Dali da intensa concentração, seguiram pelas ruas. Já tendo assistido muitos shows do Baiana e não tendo pernas para acompanhar Ivete, decidir seguir Carlinhos e como foi bom circular pelas ruas de Salvador com o batucado do seu som.


14. Jorge Ben - Doce Maravilha / Jockey Clube (25/05)

Momento auge: País tropical + Spiro Gyra


Talvez poucos artistas tenham tantas músicas agitadas para animar um show, como Jorge Ben. Mais um artista com mais de 80 anos esbanjando vitalidade, acompanhado de uma banda irreparável.


15. Gaby Amarantos - Sesc Vila Mariana (SP) (18/10)

Momento auge: Amor calado + A conquista + Está no ar + Dois Corações


Show muito divertido, com muita cor e som. As modernizações do gênero brega sem soarem artificiais ou distanciadas estão lá, bem como o carisma irresistível da Gaby, levantando a plateia que estava sentada.


16. Nação Zumbi - Circo Voador (16/08)

Momento auge: Manguetown


Lá se vão uns 5 shows do Nação no Circo e nunca me canso. Celebrando os 30 anos do seminal "Da Lama ao Caos", a banda contou dessa vez com o mestre a rabeca Maciel Salu e o mega guitarrista Pedro Baby. O resultado é que, mais uma vez, para desespero da Defesa Civil, o Circo quase foi abaixo.


17. Poeira Pura - FLUP no Circo Voador (12/11)

Momento auge: Brilho no olhar


A roda de samba de referência virou um baita grupo de samba. Quando entraram com a guitarra elétrica e em cima do palco, estava dado, Rogerinho e sua trupe adquiriram um novo estágio na carreira. O resultado: após puxar pontos de Exu e Pomba-Gira, uma sequência de vários clássicos do samba e do pagode executados de forma fascinante, como em "Lucidez", "Trilha do Amor" e "Banho de Fé".


18. Filipe Catto - Manouche (27/01)

Momento auge: Vaca Profana


Dos trabalhos de homenagem mais sinceros, respeitadores, potentes e que apontam para novos caminhos, Catto pegou a Gal na mão e a trouxe de volta para sua vertente rockeira tropicalista com brilhantismo impressionante.


19. Iara Rennó - Blue Note Copacabana (07/11) - part. Silvia Duffraye + Doralyce

Momento auge: Oluayê


Belíssimo trabalho de consagração da musicalidade advinda da África e as implicações espirituais. O canto de Iara ao vivo é doce, mas também potente. Como água cristalina que também pode afogar.


20. Áurea Martins - Teatro Rival (29/11) - part. André Gabeh & Gabi Buarque

Momento auge: Senhora Santana


Mais uma celebração da musicalidade das religiões afro-brasileiras em toda sua emocionalidade poética e capacidade melódica. Áurea, outra também com mais de 80 anos, apresentou seu célebre disco “Senhora das Folhas” segurando o show todo com muita maestria e simpatia.


------------------


21. Djavan - Festival Queremos / Marina da Glória (13/04)


22. Saulo - Circuito Campo Grande / Carnaval Bahia (13/02)


23. Ilê Ayê - Circuito Campo Grande / Carnaval Bahia (11/01)


24. Emicida - Farmasi Arena (18/05) - part. MC Marechal, Drik Barbosa, Rashid, Pastor Henrique Vieira e MC Cabelinho


25. Cortejo Afro - Circuito Campo Grande / Carnaval Bahia (09/02)


26. Joyce - Espaço Cultural BNDES (01/08)


27. Forróçacana - Circo Voador (24/05)


28. Patricia Bastos - Caixa Cultural RJ (24/02)


29. Amaro Freitas & Zé Manoel - FLUP no Circo Voador (17/11)


30. Kinga Glyk - 20º Rio das Ostras Jazz & Blues Festival (30/05)


31. Memorial Puxirim - Teatro Gebes Medeiros (Manaus) (05/06)


32. Dona Onete - FLUP no Circo Voador (12/11)


33. Maria Bethânia & Caetano Veloso - Praia de Copacabana (31/12)


34. Criolo - Festival de Inverno / Marina da Glória (05/07)


35. Afoxé Filhos de Gandhy - Circuito Campo Grande / Carnaval Bahia (13/02)


36. Tommy Castro & The Painkillers - 20º Rio das Ostras Jazz & Blues Festival (01/06)


37. Pastoras do Rosário [interpretam "Canta Canta Minha Gente"] - Sesc 24 de Maio (SP) (19/10) - part. Renato Gama e Maíra Freitas


38. Ana Frango Elétrico - Centro de Artes da Maré (06/12) - part. JOCA


39. Samba Popular - Carnaval Bahia (perdi a data hehe)


40. João Gomes -  Espaço Hall (19/04)


41. Jorge Aragão - Doce Maravilha / Jockey Clube (25/05) - part. BK, Xamã, Djonga, Ana Carolina e Negra Li


42. Lenna Bahule & Ana Karina Sebastião - Odetta (SP) (17/10)


Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Ativo 4_2x.png

© 2023 | TODOS OS CONTEÚDOS DO RADAR TEMPO DE NOTÍCIA PODEM SER

REPRODUZIDOS DESDE QUE NÃO SEJAM ALTERADOS E QUE SE DÊEM OS DEVIDOS CRÉDITOS.

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=552198035-5703
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page