Nova rota turística celebra o samba em Oswaldo Cruz
- Redação RT Notícia
- 2 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

O bairro de Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio de Janeiro, ganha destaque com o lançamento do Caminho do Samba, uma rota turística que homenageia a história e a cultura do samba. A iniciativa foi lançada nesta segunda-feira (2), Dia Nacional do Samba, pela Embratur e a prefeitura do Rio.
A proposta destaca dez locais históricos do bairro, incluindo a quadra da Portela, a estação de trem de Oswaldo Cruz e a feira das Yabás. Também fazem parte do roteiro as casas de figuras importantes como Candeia, Tia Doca e Dona Ester.
Preservação da memória e promoção cultural
O Caminho do Samba busca preservar a história do samba e promover o afroturismo, trazendo benefícios culturais e econômicos à região. Segundo a Embratur, guias e estudantes de turismo foram capacitados para apresentar o roteiro, que conta com recursos interativos como audioguias, mapas bilíngues e QR codes que oferecem detalhes históricos.
Iniciativa impulsiona economia local
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou o potencial econômico da iniciativa. “Teremos passeios gratuitos guiados para estrangeiros, permitindo vivências autênticas pelas rotas do samba, com suporte de audioguias e narrativas históricas acessíveis por QR codes”, afirmou.
A rota também contará com placas informativas do projeto Aqui tem História e Rio de Memórias, garantindo acesso contínuo a conteúdos históricos relacionados ao samba e à cultura carioca.
Curiosidades do samba em Oswaldo Cruz
A curadoria do Caminho do Samba, assinada pelo cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, traz histórias pouco conhecidas. Um exemplo é o Bar do Nozinho, onde Walt Disney conheceu Paulo da Portela e teria se inspirado para criar o personagem Zé Carioca.
*Com informações da Agência Brasil









Comentários