Enredos do Grupo Especial do Rio 2026 destacam personalidades e cultura negra
- Redação RT Notícia
- 7 de jan.
- 2 min de leitura
Oito das 12 escolas apostam em enredos biográficos e temas ligados à memória, identidade e manifestações afro-brasileiras

As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro definiram os enredos para o carnaval de 2026. O conjunto de desfiles será marcado, majoritariamente, por enredos biográficos. Oito das 12 escolas vão contar histórias de personalidades da música, da literatura, das artes, da política e do próprio samba, além de temas ligados à religiosidade e à cultura de matriz africana.
Entre os homenageados estão Heitor dos Prazeres, Ney Matogrosso, Rita Lee, Carolina Maria de Jesus e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Cultura negra e religiosidade nos desfiles
Os enredos também reforçam o resgate da história e da cultura negra no Brasil. Temas ligados à religiosidade afro-brasileira e afro-caribenha estarão presentes em diferentes desfiles, assim como narrativas sobre lideranças religiosas, mestres da cultura popular e manifestações tradicionais.
A proposta dialoga com a tradição das escolas de samba de abordar temas históricos, sociais e culturais a partir de narrativas que ampliam o debate sobre identidade, memória e formação da sociedade brasileira.
Enredos por dia de desfile
Domingo – 15 de fevereiro
Acadêmicos de Niterói – Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil
Imperatriz Leopoldinense – Camaleônico
Portela – O Mistério do Príncipe do Bará
Estação Primeira de Mangueira – Mestre Sacacá do Encanto Tucuju – o Guardião da Amazônia Negra
Segunda-feira – 16 de fevereiro
Mocidade Independente de Padre Miguel – Rita Lee, a Padroeira da Liberdade
Beija-Flor de Nilópolis – Bembé do Mercado
Acadêmicos do Viradouro – Pra Cima, Ciça
Unidos da Tijuca – Carolina Maria de Jesus
Terça-feira – 17 de fevereiro
Paraíso do Tuiuti – Lonã Ifá Lukumi
Unidos de Vila Isabel – Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África
Acadêmicos do Grande Rio – A Nação do Mangue
Acadêmicos do Salgueiro – A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau
Ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí
O público poderá acompanhar uma prévia dos desfiles nos ensaios técnicos gratuitos, programados para o fim de janeiro e início de fevereiro, na Marquês de Sapucaí. As apresentações ocorrerão em datas alternadas, reunindo todas as escolas do Grupo Especial.
Desfiles em três dias
Assim como em 2025, os desfiles do Grupo Especial ocorrerão em três dias consecutivos: domingo, segunda e terça-feira. O formato amplia a divisão das apresentações e mantém o modelo adotado recentemente no Sambódromo.
Foto:Tomaz Silva/Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil








.png)
Comentários