Niterói lança operação com drones para reforçar a segurança no carnaval
- Redação RT Notícia
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Prefeitura anuncia monitoramento em tempo real nos principais pontos de festa da cidade

A Prefeitura de Niterói anunciou o uso de drones para o monitoramento em tempo real durante o Carnaval de 2026. A tecnologia será utilizada nos principais pontos de festa da cidade, com foco nos carnavais de bairro, desfiles oficiais, blocos de rua e eventos paralelos.
A medida complementa a atuação da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), da Polícia Militar e de outros órgãos envolvidos na operação de segurança.
Operação contará com drones e centro de controle móvel
A estrutura anunciada prevê o uso de cinco drones de alta performance, operados por dez pilotos treinados e certificados. A operação terá ainda uma viatura de comando equipada com centro de controle móvel, permitindo o acompanhamento das imagens em tempo real.
Durante todo o período do Carnaval, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) funcionará de forma ininterrupta, integrando o sistema de videomonitoramento da cidade ao trabalho das equipes em campo.
Monitoramento em tempo real e resposta rápida
Segundo o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, a tecnologia amplia a capacidade de resposta das forças de segurança durante os eventos.
"Além dos efetivos da Guarda Municipal fixos nos bairros, teremos efetivos volantes circulando e drones para monitoramento em tempo real. Isso vai nos permitir agir rapidamente em caso de necessidade. E, se necessário, a população pode acionar o Centro Integrado de Segurança Pública pelo número 153", disse Chagas.
Efetivo nos desfiles do Grupo Especial e Séries
Nos dias de desfile do Grupo Especial e das Séries, a operação contará, por dia, com 215 agentes da Guarda Civil Municipal, apoiados por 35 veículos, além de 380 policiais militares. A estrutura inclui ainda 200 agentes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e 60 operadores de tráfego.
O planejamento prevê cobertura integral da área dos desfiles, com atuação voltada à organização do público, fluidez e atendimento de ocorrências.
Carnaval de bairros terá reforço diário
Para os carnavais de bairro, o efetivo diário será composto por 215 agentes da Guarda Civil Municipal, com 35 viaturas e dez motos, e 380 policiais militares, apoiados por 60 veículos. A operação contará também com 200 colaboradores da Clin e 60 agentes de trânsito por dia.
Estrutura específica para blocos de rua
Os blocos de rua contarão com um esquema dedicado desde a concentração até a dispersão do público. A cada dia, estarão em operação 215 agentes da Guarda Civil Municipal, com 45 veículos, além de 380 policiais militares e 60 viaturas da PMERJ.
A limpeza urbana e o ordenamento do trânsito terão apoio diário de equipes da Clin e de operadores de tráfego.
Segurança também nos eventos do Sesc Verão
Além do Carnaval, Niterói receberá eventos do Sesc Verão neste sábado (7) e domingo (8), na Praia de Icaraí. Para os shows gratuitos, a estrutura diária contará com 140 agentes e 15 viaturas da Guarda Civil Municipal, 20 policiais militares com três viaturas, 12 operadores de trânsito e 30 colaboradores da Clin.
Foto: Divulgação









Comentários