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Matrículas crescem no Brasil com destaque para educação integral e profissional

Levantamento do Censo Escolar 2024 aponta aumento no número de estudantes, com ênfase na educação básica e na formação técnica


Foto: Luiz Fortes /MEC
Foto: Luiz Fortes /MEC


O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta quarta-feira, 9 de abril, os resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2024. O levantamento mostra avanço na oferta de ensino em tempo integral e na educação profissional e tecnológica (EPT).


Educação em tempo integral cresce e se aproxima da meta


A proporção de matrículas presenciais em tempo integral passou de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024. A meta estabelecida pelo MEC é alcançar 25%. O Programa Escola em Tempo Integral registrou 965 mil matrículas no ciclo 2023-2024 e já contabiliza mais 943 mil para o ciclo 2024-2025, ainda em fase de declaração até 9 de maio.


Política de tempo integral amplia presença nos municípios


Entre 2022 e 2024, o número de entes federativos com políticas estruturadas de educação integral passou de 17% para 64%. O crescimento foi atribuído a investimentos realizados entre 2023 e 2024, que somam cerca de R$ 4 bilhões, conforme informado pelo MEC

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Ensino técnico registra expansão e se aproxima de metas do PNE


A educação profissional e tecnológica contabilizou 2.575.293 matrículas em 2024, sendo 1.570.993 na rede pública. O crescimento é 2,4 vezes superior ao registrado em 2023. A proporção de matrículas em programas vocacionais no ensino médio chegou a 17,2%.


Metas do Plano Nacional de Educação até 2025


O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê, até 2025, triplicar as matrículas na educação profissional técnica de nível médio, atingindo 4,8 milhões. Outra meta é assegurar que 25% das matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocorram de forma integrada ao ensino técnico.


Desigualdades regionais e sociais persistem


O Censo também destaca desafios relacionados ao acesso à educação básica. Fatores como renda, território, cor e raça influenciam o percurso educacional. Apenas 50% dos estudantes de baixa renda concluem o ensino médio, segundo o levantamento.

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