MARÉ articula ações com secretarias para fortalecer turismo e cultura em Maricá
- falertn
- há 3 dias
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Maricá promoveu, nesta terça-feira (25/11), uma reunião entre a Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (MARÉ) e as secretarias de Cultura e das Utopias e de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno. O encontro teve objetivo de alinhar ações conjuntas para o desenvolvimento da gestão cultural e da promoção turística do município.
Durante a reunião, o presidente da nova companhia, Antônio Grassi, reforçou que a MARÉ não substitui as secretarias, mas atua como apoio operacional.
"A MARÉ não chega para demolir nada. Nós somos um braço executivo para as secretarias. A companhia vai se somar à estrutura. Nós, por exemplo, vamos poder captar recursos como proponente em leis de incentivo, coisa que uma secretaria não pode. Também podemos lançar mão de bilheteria. O importante é frisar que a MARÉ é parceira das secretarias", explicou Grassi.
Visitas a equipamentos culturais e turísticos
O encontro incluiu visitas a espaços estratégicos para a cultura e o turismo local. A comitiva esteve no museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, e no Mercado do Produtor, no Centro. Os representantes também se reuniram com os secretários de Turismo, José Alexandre Almeida, e de Cultura, Sady Bianchin.
No Cine Henfil, a equipe da MARÉ foi recebida pelas secretarias de Cultura e das Utopias. A reunião abordou a importância da articulação entre os setores e o papel da cultura na projeção do município em âmbito nacional.
MARÉ inicia atividades com escopo ampliado
A companhia MARÉ começa suas atividades com atuação em diversas áreas:
– turismo
– gastronomia
– cinema e audiovisual
– artes plásticas
– edição de livros
– produção musical
Foi apresentado o organograma da instituição e os fluxos internos que farão parte da execução das políticas culturais e turísticas. A MARÉ também absorve ações antes conduzidas pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).









Comentários