FLIM 2025 em Maricá reúne 260 mil pessoas e homenageia Conceição Evaristo
- Redação RT Notícia
- 15 de set.
- 1 min de leitura
Festa Literária Internacional de Maricá registra recorde de público e promove mais de 70 atividades em dez dias

A Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) encerrou neste domingo (14/09) sua 10ª edição com recorde de público. Foram mais de 260 mil visitantes ao longo de dez dias, número 20% maior em relação ao ano anterior.
O evento, promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, contou com mais de 70 atividades, incluindo debates, rodas de conversa, espetáculos infantis, apresentações musicais e shows.
Conceição Evaristo e as "Escrevivências"
A homenageada da edição, a escritora Conceição Evaristo, participou da mesa de encerramento dedicada às “Escrevivências”, ao lado de Eliana Alves Cruz, Bárbara Carine e Jeferson Tenório.

Evaristo destacou a importância do conceito em sua trajetória e anunciou o lançamento de um livro sobre o tema. Durante a homenagem, recebeu flores, cartazes e uma colcha de retalhos confeccionada por alunas da Escola do Idoso de Maricá.
Programação do último dia
O domingo reuniu nomes como Thiago Gomide, Luiz Antônio Simas e Flávia Oliveira. A programação incluiu debates sobre inteligência artificial, carnaval e juventude.
Na FLIM Jovem, o destaque foi a palestra “Inteligência Artificial e Profissões do Futuro”, ministrada por Antônio Kronemberg, do SEBRAE. Já na roda de conversa “A Política na Voz da Juventude”, participaram representantes da juventude de Maricá e do Rio de Janeiro.
Na FLIMzinha, atividades infantis envolveram espetáculos de mágica, pintura facial e concurso de cosplay.
Música e encerramento
O encerramento no palco principal contou com a apresentação da cantora Nati Pani e o show de Mari Fernandez, que encerrou os dez dias de programação cultural.
Comentários