Niterói permanece em estado de atenção devido à previsão de chuvas fortes até domingo, conforme informa a Secretaria Municipal de Defesa Civil. Os maiores acumulados de chuva foram registrados em diversos bairros, com destaque para Maria Paula, Várzea das Moças, Sapê e Caramujo.
Até o momento, foram relatadas oito ocorrências de queda de galhos ou árvores, sem registro de vítimas. O prefeito Axel Grael acompanhou de perto a evolução do tempo no Centro de Monitoramento da Defesa Civil, destacando os investimentos realizados para tornar Niterói uma cidade mais resiliente.
O Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Defesa Civil segue em alerta 24 horas, com previsão de chuvas moderadas a fortes e rajadas de vento para esta noite e madrugada de sábado. Em caso de emergência, a população pode acionar os números 199 ou 2620-0199.
Mais de 2 mil funcionários da Prefeitura, incluindo Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin, Administrações Regionais, Emusa e Nittrans, estão mobilizados, além dos mais de 3 mil voluntários dos Nudecs.
O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, enfatizou a importância da prevenção e da colaboração da população, pedindo que permaneçam atentos e acionem os canais de comunicação em caso de necessidade.
Serviços emergenciais, como limpeza de rios, canais e bueiros, foram realizados de forma preventiva pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).
A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os canais de comunicação da Prefeitura, que disponibiliza informações detalhadas sobre o tempo e avisos através de aplicativos, SMS e grupos no WhatsApp. O sistema municipal de Defesa Civil conta com 154 Nudecs, mais de 3000 voluntários, 46 pluviômetros, 37 sirenes e um radar meteorológico próprio, além de pontos de apoio em casos de emergência.
Comments