Casarão Cauby Peixoto será o primeiro centro cultural da Zona Norte de Niterói
- Redação RT Notícia
- 28 de jul.
- 2 min de leitura
Obra no bairro do Fonseca deve ser concluída em novembro, no aniversário da cidade

As obras de revitalização do Casarão Cauby Peixoto, no bairro do Fonseca, seguem em ritmo avançado e têm entrega prevista para o mês de novembro, data do aniversário de Niterói. O espaço será o primeiro centro cultural da Zona Norte da cidade.
O projeto contempla a recuperação do casarão histórico e a construção de um anexo com teatro e ambientes multifuncionais. A reforma está sendo realizada pela Empresa Municipal de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), com investimento total de R$ 16,8 milhões.
Durante visita técnica realizada nesta segunda-feira (28), o prefeito Rodrigo Neves destacou que o teatro, com capacidade para 240 pessoas, será o primeiro equipamento cultural desse porte na região. "Convido vocês para a inauguração, que será no mês de novembro. O espaço está simplesmente lindo. Estamos revitalizando toda essa região e, no segundo semestre, também teremos a nova Alameda, que vai valorizar ainda mais o bairro do Fonseca, melhorar a fluidez do trânsito e trazer benefícios para as famílias da região”, destacou Neves.
Estrutura do novo centro cultural
O Centro Cultural Cauby Peixoto contará com biblioteca, brinquedoteca, salas de leitura, espaços para coworking, salas multiuso e acessibilidade garantida, com elevador panorâmico e rampas já em fase de instalação.
Na parte externa, o anexo principal – onde funcionará o teatro – está com o emboço, a rampa, a passarela e as escadas em fase de finalização. O anexo com camarins e banheiros já passou pela fase de instalações elétricas e hidráulicas e segue para os acabamentos finais.


Homenagem ao cantor Cauby Peixoto
O casarão leva o nome do cantor Cauby Peixoto, que residiu por um período no bairro do Fonseca. O secretário das Culturas, Leonardo Giordano, ressaltou a importância simbólica do restauro e da valorização da memória cultural da região.

Detalhes da execução da obra
Os pisos de madeira do casarão estão sendo preparados para lixamento e calafetação. A sacada em madeira foi concluída e a restauração das lajotas de barro está em andamento. Na área da cafeteria, o telhado, as alvenarias e as instalações da cozinha já foram executados. As esquadrias estão em produção e os acabamentos seguem em outros setores como bilheteria e depósito.
A entrega do Centro Cultural Cauby Peixoto está prevista para o mês de novembro de 2025.









Comentários