Garimpando objetos, criando assemblages
Para quem busca espaços criativos e de valorização da arte, a Sala de Cultura Leila Diniz é uma excelente opção em Niterói. Atualmente, está em cartaz a exposição RESGARTE do artista visual Marcelo Masiero. Nela, o visitante vai descobrir que até mesmo na palavra DESCARTE existe ARTE que implora por seu RESGATE.
Como um autêntico e sensível garimpeiro, Masiero vê o potencial de objetos descartados e os transforma em obras de arte. É nesse ofício que ele se reconhece e entende sua própria essência. No entanto, essa é apenas a primeira etapa; é necessário que as peças sejam encaixadas de forma intuitiva para formar um novo todo, inimaginável, surpreendente, autoral e único.
A técnica de unir objetos para criar uma nova obra é chamada assemblage, que, em francês, significa "montagem". A combinação harmoniosa de madeira com metais dá um tom rústico e sofisticado às esculturas ready-made da exposição RESGARTE, adicionando contemporaneidade à arte conceitual de Marcel Duchamp, o grande protagonista do movimento dadaísta.
Para uma experiência ainda mais completa, o visitante pode aproveitar uma visita guiada proporcionada pela equipe da Sala de Cultura Leila Diniz. Como desdobramento, há atividades educativas interativas associadas ao conceito da mostra, despertando a percepção de que muito do que jogamos fora pode ser recuperado e restaurado em uma cadeia criativa e ecossustentável.
As visitas de grupos podem ser agendadas pelo email: saladeculturaleiladiniz@gmail.com.
Serviço
Exposição RESGARTE
Sala de Cultura Leila Diniz
Rua Prof. Heitor Carrilho, 81 - Centro, Niterói
Horário: De 2ª a 6ª , de 9 às 17h.
Entrada franca
Classificação Livre
Foto: Divulgação
Comments