Universidade das Quebradas retoma atividades com curso inspirado em Ariano Suassuna na ABL
- Redação RT Notícia
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Projeto criado por Heloísa Teixeira oferece formação gratuita para escritores das periferias e valoriza a cultura popular brasileira

A Universidade das Quebradas iniciou uma nova edição do seu curso de formação de escritores em 2025. O projeto, idealizado pela professora Heloísa Teixeira e realizado pelo Instituto Odeon, acontece na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, com atividades previstas até outubro.
Curso tem inspiração na obra de Ariano Suassuna
Com o nome Suassuna Quebradeiro, o curso tem como foco a valorização da cultura popular nordestina e da literatura de Ariano Suassuna. A proposta é oferecer uma formação literária gratuita para moradores de diversas regiões periféricas do Rio de Janeiro.
A aula inaugural aconteceu no dia 29 de abril e contou com a participação do escritor Valter Hugo Mãe. O autor conversou com os 55 novos participantes, conhecidos como quebradeiros, sobre os desafios e a persistência no caminho da escrita.
Programação inclui oficinas, seminários e palestras na ABL
As atividades do curso ocorrem semanalmente, às terças-feiras, das 13h às 17h, de forma presencial. As palestras abertas ao público são realizadas das 16h às 17h, na ABL. Também fazem parte da programação oficinas virtuais, saídas culturais e seminários.
Os participantes desenvolverão textos em grupo, com orientação de um especialista. Os trabalhos serão publicados em livro ao final do curso.
Ciclo de conferências amplia a formação
Além do curso, a Universidade das Quebradas promove um ciclo de conferências com a presença de convidados como Bráulio Tavares, Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Joaquim Falcão e Gilberto Gil. As conferências acontecem a partir de maio, na sede da ABL.
Projeto envolve múltiplas instituições
O curso é uma iniciativa do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Faculdade de Letras da UFRJ, em parceria com o Instituto Odeon, a ABL e a Festa Literária das Periferias (FLUP). O patrocínio é do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Instituições destacam objetivo de democratizar o acesso à cultura
O Instituto Odeon, responsável pela organização do projeto, atua há mais de 25 anos na gestão cultural em diversas cidades brasileiras. Já o Instituto Cultural Vale destaca que o projeto está alinhado ao compromisso de ampliar o acesso à arte e formação cultural em territórios diversos.
Gostaria muito de poder fazer esse curso, sou autor de alguns trabalho literários. Embora o hábito de leitura esteja sendo dezimado, que gosta de escrever não pode esmurecer.
Guarulhos detetive
Detetive sp