top of page

Rodrigo Neves inaugura novo Laboratório Municipal Miguelote Viana

Unidade integra o plano de 100 dias da Prefeitura de Niterói e centraliza exames de rotina da rede municipal de saúde

Foto: Lucas Benevides
Foto: Lucas Benevides

O novo Laboratório Miguelote Viana foi inaugurado nesta terça-feira (13) pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. Localizado no mesmo complexo da Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brasil, o espaço passou por reforma e ampliação, aumentando sua capacidade para realizar até 500 mil exames por mês.


A unidade é responsável por análises clínicas e exames de média e alta complexidade. A reestruturação integra o plano de 100 dias da prefeitura e busca reduzir o tempo de espera por exames e consultas com especialistas.


Segundo o prefeito, atualmente são realizados cerca de 130 mil exames por mês. Com a nova estrutura, a capacidade triplica, podendo chegar a quase 500 mil exames por mês, beneficiando diretamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Niterói.


"Essa é uma das ações que a gente está promovendo no plano de 100 dias. A gente está com o foco na redução do tempo de espera para a realização de exames e consulta com especialistas. Tenho convicção, junto com os profissionais de saúde de Niterói, que vamos oferecer a melhor saúde municipal do estado do Rio de Janeiro à população de Niterói”, afirmou Rodrigo Neves. 


Durante a cerimônia de inauguração, Rodrigo Neves também anunciou a contratação de mais de 267 médicos para a rede municipal e a futura implantação do Super Centro de Exames, Imagens e Especialidades na Região Oceânica.


A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, informou que o novo laboratório vai concentrar a realização dos exames de rotina. Os exames de emergência continuarão sendo feitos nas unidades de pronto-atendimento. A medida visa garantir mais segurança e agilidade na entrega dos resultados, com a meta de disponibilização em até 24 horas.


Entre os exames ofertados estão testes para Zika vírus, Chikungunya, PCR para Covid-19 e Influenza, além de exames já realizados anteriormente. A descentralização desses exames deverá ser alinhada com a Secretaria Estadual de Saúde.


A diretora-geral da FeSaúde, Maria Célia Vasconcellos, destacou que o Miguelote Viana é o segundo laboratório público do estado autorizado a realizar exames de saúde pública. A unidade funcionou durante toda a pandemia da Covid-19.


De acordo com a chefe do laboratório, Maria Claudia Uzeda, a estrutura oferece exames como carga viral de hepatite e HIV, tuberculose, hormônios, marcadores tumorais, vitaminas e testes imunológicos de média complexidade.


A rede municipal conta ainda com outros dois laboratórios: a Policlínica Dr. João Vizella, no Barreto, que atende a região Norte; e o Laboratório Central de Saúde Pública, no Largo da Batalha, que atende a região Leste/Oceânica.


O projeto de centralização dos exames também busca otimizar recursos orçamentários, melhorar a logística de transporte, reduzir custos com insumos, agilizar resultados, evitar solicitações repetidas e racionalizar o uso de serviços terceirizados.

Comments


CAPITAL POLÍTICO 300.png
Ativo 4_2x.png

© 2023 | TODOS OS CONTEÚDOS DO RADAR TEMPO DE NOTÍCIA PODEM SER

REPRODUZIDOS DESDE QUE NÃO SEJAM ALTERADOS E QUE SE DÊEM OS DEVIDOS CRÉDITOS.

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=552198035-5703
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page