Rio registra a temperatura mais alta do ano
- Redação RT Notícia
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Termômetros chegam a 41,4°C na zona oeste da cidade

A cidade do Rio de Janeiro registrou a temperatura mais alta do ano nesta segunda-feira (12). Os termômetros marcaram 41,4°C em Santa Cruz, na zona oeste, segundo dados do Sistema Alerta Rio.
O índice foi o maior registrado nos primeiros dias de janeiro e ocorreu em meio à persistência de calor intenso em diferentes regiões da capital fluminense.
Previsão do tempo para os próximos dias
Para a noite desta segunda-feira (12), a previsão indica céu claro a parcialmente nublado, sem chuva. Os ventos devem permanecer predominantemente moderados.
Entre terça-feira (13) e sexta-feira (16), a atuação de áreas de instabilidade associadas ao calor deve provocar variação de nebulosidade. A previsão aponta céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, principalmente à tarde e à noite.
Nesta terça-feira, a temperatura máxima deve alcançar cerca de 39°C. Nos dias seguintes, as máximas previstas variam entre 36°C e 37°C.
Níveis de alerta por excesso de calor
De acordo com o Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Rio de Janeiro, sete dos 92 municípios fluminenses entraram em nível Laranja – Severo, devido ao excesso de calor. A capital fluminense integra essa lista.
O município de Guapimirim, na região metropolitana, tem estimativa de atingir nível Vermelho – Extremo nesta terça-feira (13).
Medidas adotadas na rede de saúde
Para enfrentar o calor intenso, a Secretaria de Saúde instalou pontos de hidratação externa nas 27 unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com foco no atendimento à população vulnerável.
O Samu 192 reforçou a atuação com motolâncias e veículos de intervenção rápida em pontos estratégicos da capital. As unidades de saúde também adotaram protocolos específicos de classificação de risco e passaram a oferecer sais de hidratação para idosos e crianças.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil








.png)
Comentários