Retrospectiva 2025: Hospital Getulinho
- Rudá Lemos

- 22 de jan.
- 4 min de leitura

Trabalhando na comunicação do hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, estou de perto de tudo que acontece nesta unidade pediátrica de referência no estado do Rio de Janeiro. Aqui, relato 10 feitos que se destacaram frente a seu atendimento de excelência de rotina.
Pela constante formação dos trabalhadores
Profissionais do Getulinho terminaram seus cursos na Fiocruz com trabalho sobre registros de pacientes e uso de prontuário. As conquistas são fruto da dedicação dada pela unidade de saúde durante todo o ano na ampliação da identificação correta do usuário para refletir em melhor atendimento.
Foram contemplados Janaina Marchon, Janaina Santiago, Stephanie Gonçalves e Luiz Felipe, em mediação do gerente administrativo Pedro Areas.
Contra o machismo e por direitos das mulheres
O Dia da Mulher teve programação vasta entre os dias 12 e 14 de março: exposição de cartazes com dinâmicas realizadas pelas mulheres ("o que conquistamos" x "o que ainda queremos"); atividades com as crianças pela Pedagogia Hospitalar, tratando de mulheres super-heroínas e guerreiras da vida real, como as rainhas do Reino Daomé. Na programação, também aconteceu uma roda de conversa sobre o lugar da mulher na ciência, com diversas participações de mulheres que trabalham no hospital. E na sequência, a professora de Enfermagem da UFF, Isabel Cruz, ministrou uma palestra sobre os direitos da mulher e suas implicações políticas.
Em todos os três dias foram ofertadas sessões de bem-estar, como massoterapia e auriculoterapia.
De forma lúdica as mulheres puderam subir em uma plataforma de filmagem de 360º, ao som de “Flowers”, hino feminista da Miley Cyrus, contestando o patriarcado como fonte de felicidade para a mulher.
Sem adornos, Getulinho limpo e higienizado
Operação Adorno Zero mobiliza o hospital: rodadas foram feitas pelo hospital identificando o uso dos adornos e dando prêmios para aqueles que não usam. A utilização de adornos é um dos motivos das infecções hospitalares.
Primeira unidade hospitalar a ofertar vacinas para seus profissionais
Em decorrência dos casos confirmados de sarampo no estado do Rio de Janeiro, Niterói acompanhou a campanha nacional de vacinação da tríplice viral que além do sarampo, combate a caxumba e a rubéola. Dentre a rede hospitalar de Niterói, o Getulinho foi o primeiro a ofertar as vacinas para seus profissionais, na segunda (14/04) e na terça (15/04).
SIPAT alerta profissionais sobre saúde do trabalhador
Evento que marca a preocupação institucional com a segurança do trabalho, o Hospital Getulinho promoveu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho nos dias 05/05 e 09/05.
A consultora jurídica e advogada Cíntia Possas relacionou os pontos de segurança no trabalho - como saúde mental; bem-estar; ergonomia; segurança no trânsito; sustentabilidade; e inclusão.
Dando continuidade, no dia 6, acorreu uma roda de conversa entre a equipe de Psicologia - alertando sobre os riscos o burnout ("excesso de trabalho"). Na sequência, Claudia Soares trouxe os benefícios da aromaterapia. A diretora do hospital, Julienne Martins, por sua vez, trouxe a importância da manutenção da caderneta de vacinação dos profissionais em dia.
No dia seguinte, 7, profissionais do hospital trouxeram o tema de acidentes de trabalho, com Renan Mendes, Rogerio Pedreia e Sonia Freitas.
Encerrando, nos dias 8 e 9, Allan Cunta fez junto a Cléa Beneticto encontros virtuais, com os profissionais do Igedes, reforçando a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o uso do CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho.
Dia Mundial da Segurança do Paciente
No dia 17 de setembro equipes do hospital rodaram o mesmo indicando para os demais profissionais as metas internacionais no tema: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais da saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
Sobre a higienização das mãos não podemos esquecer de citar o vídeo que os Doutores da Alegria realizaram sobre importância da lavagem das mãos frente às bactérias, em uma paródia do Castelo Rá-Tim-Bum. Confira aqui: https://www.instagram.com/p/DPMnP06DGVM/
É o Getulinho na mídia!
O Centro Cirúgico é mais uma vez cenário de reportagens da grande mídia. Rede Record, jornal O Globo e programas de rádio comunicaram suas audiências sobre as consequência do Programa Bem Te Vi, de procedimentos estéticos, para crianças e adolescentes, como orelha de abano e sexto dedo.
Radio Tupi - https://www.instagram.com/p/DJuZnchPnje/
Cidinha Campos -https://www.instagram.com/p/DJui-VgvuQ3/
Comemorações pela Enfermagem e Serviço Social
A Semana teve significativa programação: na abertura, tivemos saudações da diretora Julienne Martins, a responsável técnica pela assistência social, Denise Mello; e a coordenadora de enfermagem, Marcela Alpiano. No dia 20 de maio, o hospital recebe a palestra de mestra em Serviço Social, Daiana Portela de Carvalho, realizando um painel sobre Direitos Humanos.
Na sequência, a médica pediatra e nutróloga Nathália Fernandes e a nutricionista Fabiana Cople, realizaram uma roda de conversa sobre hábitos alimentares saudáveis.
No dia seguinte, 21, a psicóloga Karen Jones fez uma palestre problematizando o conceito da felicidade.
Durante todo o evento, foram destinados serviços de práticas integrativas e de bem-estar, como massoterapia, escalda pés, reflexologia e higiene das mãos.
Diabetes Entre Nós
Depois de uma eleição no Whatsapp foi escolhido o nome do grupo de diabetes do hospital: Diabetes Entre Nós. Além disso, habemus também uma novo logo. “A figura do bordado transforma esse entrelaçar em uma linguagem silenciosa e afetiva, tecendo memórias, histórias e emoções; ele é um verso tecido no tecido da vida, um gesto de autoconhecimento”, explicam as mentoras.
Em suas dinâmicas, os encontros se reúnem em roda, e cada um deve colocar umas mensagens presa a uma grande teia - recados positivos e negativos de se lidar com a doença crônica. Outra dinâmica realizada é um quiz entre "fato e fake" sobre os assuntos que orbitam a condição. São formas mais lúdicas de lidar com a doença, tratadas de forma regular no hospital pela endocrinologista Clarissa Osorio.
Reanimação cardiopulmonar é tema de treinamento
Sabendo da importância de toda comunidade hospitalar estar atenta para casos de reanimação cardiopulmonar - que salvam vidas quando feitas com agilidade e sagacidade - o médico pediatra coordenador da Emergência, Alexandre Galvão, realizou instruções para os setores administrativos na Data Mundial do tema, dia 16/10, em três horários para contemplar todos os turnos.









Comentários