Projeto Orla Viva estreia com fechamento parcial da orla de Icaraí aos domingos
- Redação RT Notícia
- 25 de jul.
- 2 min de leitura
Iniciativa da Prefeitura de Niterói promove lazer, esporte e acessibilidade com alterações no trânsito aos domingos e feriados

A partir do próximo domingo (27), a Praia de Icaraí passará a receber o projeto Orla Viva, promovido pela Prefeitura de Niterói. A iniciativa prevê o fechamento parcial da Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, na pista junto ao calçadão no sentido São Francisco, das 7h às 18h, em domingos e feriados.
O projeto tem como objetivo oferecer novas formas de uso do espaço público, com atividades culturais, esportivas, sustentáveis e acessíveis. Estão previstas atrações como apresentações de dança, teatro, música, além de oficinas e ações educativas.
Atrações culturais e inclusão marcam a estreia
A Fundação de Arte de Niterói (FAN) participa com o projeto “Arte na Rua”, oferecendo três atrações: aula de dança com Luciano Mota (8h30), apresentação infantil com o grupo Lekolé (10h) e show de forró com Karina Pontes e o grupo Forró Arrumadinho (15h).
Das 8h às 12h, o grupo Bike Anjo estará no local promovendo ações educativas voltadas ao uso seguro da bicicleta.
Voltado ao público com deficiência, o projeto Praia Sem Barreira também integra o Orla Viva, com atividades como canoagem, vôlei sentado, futebol na areia, basquete em cadeira de rodas, entre outras vivências esportivas.
Alterações no trânsito e interdições de via
Durante o horário do projeto, o trânsito na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres será interditado no trecho entre a Rua Álvares de Azevedo e a Rua Mariz e Barros, no sentido São Francisco.
O desvio será feito a partir do bairro Ingá, direcionando os veículos para a Rua Álvares de Azevedo, com retorno do fluxo normal a partir da Avenida Almirante Ary Parreiras. A pista no sentido Centro funcionará normalmente.
Estará proibido o estacionamento de veículos, entre 00h e 18h dos domingos, nos seguintes trechos:
Rua Álvares de Azevedo (entre Getúlio Vargas e Gavião Peixoto);
Orla de Icaraí (entre Álvares de Azevedo e Mariz e Barros);
Rua Ator Paulo Gustavo (entre Álvares de Azevedo e Comendador de Queiroz, lado par).
Agentes da Nittrans atuarão nas interdições, orientando motoristas e ajustando a sinalização semafórica conforme o novo fluxo de veículos.
Requalificação do espaço urbano
A proposta da Prefeitura segue tendências urbanas adotadas em outras capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, onde áreas tradicionais passaram a priorizar pedestres e ciclistas.
A orla de Icaraí é um dos pontos mais frequentados da cidade, sendo utilizada por moradores de diferentes regiões, turistas e pessoas com deficiência.
A expectativa é que o projeto fortaleça a convivência no espaço público e contribua para práticas sustentáveis, além de impulsionar o comércio local.









Que os motoristas busquem alternativas. A linda cidade de Niterói está buscando beneficiar a sociedade local e turistas com espaço de lazer.
A sociedade e a infidelidade
WhatsApp cria paixões