Projeto Orla Viva em Niterói: pista da Praia de Icaraí fechada para lazer aos domingos
- Redação RT Notícia
- 14 de jul
- 2 min de leitura
Iniciativa da Prefeitura de Niterói visa promover saúde, mobilidade e inclusão social na comunidade local

A partir do dia 27 de julho, a Praia de Icaraí, em Niterói, será palco do projeto Orla Viva, uma iniciativa que interromperá o tráfego de veículos na pista junto ao calçadão, no sentido São Francisco, das 7h às 18h, todos os domingos. Este projeto tem como objetivo oferecer um novo espaço de lazer e atividades para moradores e visitantes da cidade.
Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a implementação do Orla Viva representa a concretização de um desejo antigo da população local por mais áreas de recreação e convívio em um dos pontos mais emblemáticos de Niterói.
"Promover essa mudança na Praia de Icaraí é um sonho antigo que, finalmente, vamos tirar do papel. Icaraí é um cenário privilegiado que faz parte do dia a dia do niteroiense. Vemos públicos de todas as idades e regiões usufruírem deste espaço. Acreditamos que é papel da Prefeitura incentivar um hábito tão benéfico para a população. Com mais espaço, esperamos que mais gente e mais projetos se interessem em adotar a praia. Dessa forma, ainda estimulamos práticas mais sustentáveis e impulsionamos o comércio local”, explicou Neves.
Inclusão e Diversidade de Atividades
Durante as horas de interdição, a faixa próxima ao calçadão será destinada a diversas atividades, incluindo projetos para crianças, aulas de bicicleta oferecidas pelo projeto Bike Anjo, e uma "bicifeira" que promoverá o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e inclusão social.
Impacto no Trânsito e Esquema Especial
Para garantir o sucesso do projeto, será implementado um esquema especial de trânsito. A pista no sentido São Francisco, entre as ruas Miguel de Frias e Mariz e Barros, será fechada, enquanto a faixa do centro será exclusiva para ciclistas e a faixa ao lado do calçadão será reservada para pedestres. A circulação vinda do Ingá será desviada para a rua Álvares de Azevedo, com reforço no efetivo da Guarda Municipal para orientação do tráfego.
Participação Comunitária e Educação
Além das atividades recreativas, o projeto incluirá uma ação educativa da NitTrans, focada na conscientização sobre mobilidade urbana sustentável e segurança viária, visando um engajamento ativo da comunidade local.









Comentários