Prefeitura de Niterói lança Programa Niterói Audiovisual com investimento de R$ 150 milhões
- Redação RT Notícia
- 17 de jun.
- 3 min de leitura

A Prefeitura de Niterói lançou oficialmente, nesta segunda-feira (16), o Programa Niterói Audiovisual (NAV), que prevê o investimento de R$ 150 milhões em ações para o setor. O evento foi realizado no Reserva Cultural e contou com a presença de autoridades, representantes do setor e da sociedade civil.
O programa tem como objetivo fortalecer toda a cadeia produtiva do audiovisual na cidade. Entre os pilares do NAV estão o fomento à produção, a preservação da memória audiovisual, a capacitação profissional, a inovação tecnológica e o estímulo à economia criativa.
Parcerias institucionais
O NAV é resultado de parcerias entre a Prefeitura de Niterói, a Agência Nacional de Cinema (Ancine), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a UNESCO. Durante o evento, o prefeito Rodrigo Neves destacou que a iniciativa é parte de uma estratégia de desenvolvimento econômico baseada na cultura, tecnologia e inovação.
“Quando assumi a Prefeitura, percebi que Niterói precisava fortalecer sua identidade cultural e econômica. Um dos primeiros passos foi a reforma do Reserva Cultural, que transformou um prédio abandonado há quase 15 anos em um moderno complexo de cinemas, e a redução do ISS para 2%, o que incentivou a construção de novas salas no Shopping Itaipu Multicenter. Essas duas ações refletem o perfil da cidade, que é proporcionalmente a mais cinéfila do Brasil. Também investimos na formação de profissionais e assumimos o compromisso de garantir infraestrutura para a nova sede do IACS, da UFF. O NAV se soma a esse histórico e nos impulsiona para uma transição econômica baseada em inovação, tecnologia e criatividade, atraindo investimentos e gerando emprego. Atualmente vivemos tempos difíceis de desprezo à cultura, à ciência e ao próprio cinema. Para mim, é um orgulho lançar o programa Niterói Audiovisual”, ressaltou Neves.
Principais ações previstas
Entre as medidas anunciadas, estão a criação da Niterói Film Commission, o lançamento de editais em parceria com a Ancine e a implantação de um sistema de Cash Rebate, que prevê o reembolso de parte dos investimentos feitos por produções audiovisuais na cidade.
Outras ações incluem a criação do Museu do Cinema Brasileiro e a restauração do Cinema Icaraí, que terá uma de suas salas nomeada em homenagem à escritora Fernanda Young.
Formação e inclusão
O programa também contempla iniciativas de formação em audiovisual para alunos e professores da rede municipal. A ação é inspirada no Programa Aprendiz, já existente na área de musicalização, que atende milhares de jovens na cidade.
Além disso, está em estudo a criação de um Fundo Municipal de Financiamento, um vale cultural vinculado à Moeda Social Araribóia e um Observatório da Economia Criativa e do Audiovisual em parceria com a UFF.
Homenagens
Durante a cerimônia, foram feitas homenagens a personalidades ligadas ao cinema e à cultura de Niterói, incluindo Paulo Gustavo, Leila Diniz, Cacá Diegues e Fernanda Young. Familiares e amigos receberam as honrarias em nome dos homenageados.
A abertura do evento contou com apresentação da Orquestra Aprendiz Musical, com trilhas sonoras de filmes conhecidos pelo grande público.
Expectativas para o setor
De acordo com a Prefeitura, a expectativa é que o Programa Niterói Audiovisual gere impacto econômico e cultural, além de fortalecer o turismo e a geração de empregos na cidade.
O NAV inclui ainda a realização de um festival de cinema, um programa de exibição em territórios populares e ações de preservação de obras audiovisuais.
Comentários