Prefeitura de Niterói lança “Participa Bike” para renovar Plano de Políticas Cicloviárias
- Redação RT Notícia
- 11 de jun.
- 2 min de leitura
Iniciativa itinerante visa mapear demandas da população sobre uso de bicicletas na cidade

Com o objetivo de promover a participação da comunidade na atualização das políticas cicloviárias, a Prefeitura de Niterói lança o “Participa Bike”. Este projeto pioneiro será realizado em cinco encontros ao longo das próximas semanas, iniciando-se no dia 11 de junho às 18h no Centro de Formação Darcy Ribeiro, no Barreto.
Mapeando demandas locais
O “Participa Bike” surge como resposta ao crescimento significativo da infraestrutura cicloviária em Niterói nos últimos anos, com um aumento de mais de 450% na malha dedicada às bicicletas. Este projeto itinerante visa identificar desafios específicos e demandas da população em diferentes áreas da cidade, começando pelo Barreto e seguindo para as regiões Leste, Pendotiba, Região Oceânica e Praias da Baía.
Compromisso com a participação social
Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, destaca a importância da participação cidadã para fortalecer as políticas públicas. “Niterói já é a cidade da bicicleta. Nos últimos 12 anos, Niterói expandiu sua malha cicloviária em mais de 450%, temos a ciclovia e o bicicletário mais movimentados do Brasil e o programa NitBike já acumulou mais de 1 milhão de viagens de adultos apenas um ano depois de ser lançado. Precisamos atualizar, entender o que ainda demanda ajustes e incluir novos debates na pauta. Contamos com a participação de todos para construir uma Niterói cada vez melhor”, reforçou Neves.
Visão da Coordenadoria Niterói de Bicicleta
Filipe Simões, coordenador do Niterói de Bicicleta, reforça que a iniciativa visa repactuar prioridades e projetos. "A participação social é o que dá legitimidade e qualidade às políticas públicas e a sua garantia é um dos compromissos da gestão municipal. O Participa Bike tem por objetivo repactuar os projetos e prioridades das políticas cicloviárias da cidade de Niterói e seguir avançando no sentido de nos tornarmos uma cidade que pedala cada vez mais", expllicou Simões.
Próximos Passos
Após o primeiro encontro, o “Participa Bike” seguirá por outras regiões, buscando ampliar o diálogo e a representatividade nas políticas cicloviárias municipais.
Foto: Divulgação









Comentários