top of page

Prefeitura de Niterói inicia o Projeto Orla com participação da população

Oficinas e consultas públicas vão planejar o uso sustentável das praias

Foto: Cláudio Fernandes
Foto: Cláudio Fernandes

A Prefeitura de Niterói deu início, nesta semana, às audiências públicas do Projeto Orla Niterói, iniciativa que vai planejar o futuro das praias da cidade de forma colaborativa e sustentável.


As primeiras oficinas começaram no dia 15 de setembro, no Clube Central, em Icaraí, e seguem até o dia 20. As atividades incluem momentos de escuta da população, debates e saídas de campo para análise técnica.


Participação da sociedade


A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, com apoio de outras secretarias e instituições locais.Moradores, donos de quiosques, representantes de empresas e trabalhadores da região estão participando das oficinas e contribuindo com sugestões para o plano que vai orientar o uso e a preservação das praias.


Segundo o secretário executivo Felipe Peixoto, a abertura de espaços de escuta é fundamental para que o projeto reflita as necessidades da cidade.


“O Projeto Orla é a oportunidade de construirmos, junto com a população, o futuro que desejamos para nossa orla. A escuta da sociedade civil e das instituições, por meio das oficinas, será o que vai nortear as ações da prefeitura na requalificação desse espaço”, destacou o secretário


Abrangência do projeto


As oficinas contemplam praias da Baía de Guanabara — Centro, Gragoatá, Boa Viagem, Icaraí e São Francisco — e também as praias oceânicas, como Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.


O objetivo é identificar conflitos e potencialidades, valorizar os ecossistemas costeiros e elaborar um plano sustentável para ocupação e uso das áreas.


De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Velasco, as saídas de campo garantirão que as análises técnicas sejam incorporadas ao documento final.


Cronograma até dezembro


O calendário prevê, até dezembro de 2025, a realização de novas consultas públicas, seminários e visitas técnicas nas áreas costeiras.


O Projeto Orla é considerado um marco para o planejamento das praias e será construído em conjunto com a população e instituições da cidade.


Oficinas do Projeto Orla em Niterói


Praias da Baía de Guanabara


Local: Clube Central – Praia de Icaraí, nº 335

  • 16/09 – 09h às 17h (saída de campo)

  • 17/09 – 13h às 19h


Praias da Região Oceânica

Local: AFEA – Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos,

Rua das Rosas, nº 24, Itacoatiara

  • 18/09 – 13h às 19h

  • 19/09 – 09h às 17h (saída de campo)

  • 20/09 – 09h às 15h


Comentários


banner niteroi NQQ 300x250px 25 6 25.jpg
Ativo 4_2x.png

© 2023 | TODOS OS CONTEÚDOS DO RADAR TEMPO DE NOTÍCIA PODEM SER

REPRODUZIDOS DESDE QUE NÃO SEJAM ALTERADOS E QUE SE DÊEM OS DEVIDOS CRÉDITOS.

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=552198035-5703
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page