Prefeitura de Niterói firma parceria com IFRJ para construção de prédio do curso de Engenharia no Sapê
- Redação RT Notícia
- 6 de mai.
- 2 min de leitura
Nova unidade será integrada ao Distrito de Inovação e pretende ampliar o acesso ao ensino superior na região

A Prefeitura de Niterói e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) formalizaram, nesta segunda-feira (5), um Acordo de Cooperação Técnica para a construção do edifício que vai sediar o curso de Engenharia no campus do Sapê. A nova unidade integrará o Distrito de Inovação da cidade.
O prefeito Rodrigo Neves relembrou que o terreno onde está o campus foi destinado ao IFRJ em 2013, no início de sua primeira gestão. Segundo ele, a escolha do Sapê está alinhada à proposta de desenvolvimento integrado da cidade, contemplando bairros como Caramujo e Largo da Batalha.
A obra deve ser lançada até 2026. A expectativa é ampliar o acesso da juventude ao ensino superior técnico e universitário, com a possibilidade de formação próxima de casa.
A secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício, destacou a importância da engenharia e das ciências exatas para a consolidação do Distrito de Inovação de Niterói. “O campus do IFRJ no Sapê é fundamental para esse projeto, porque precisamos das engenharias e das matemáticas para levá-lo adiante. Estamos construindo um futuro hub de inovação, com acesso à computação quântica. Teremos os mais altos níveis de pesquisa, tirando do papel soluções reais para Niterói, entregues por niteroienses, não por estrangeiros”, disse Juliana.
O reitor do IFRJ, Rafael Almada, reforçou a missão institucional da entidade de promover o ensino descentralizado e valorizou a parceria com a Prefeitura de Niterói. “O Instituto Federal existe no modelo de descentralização das capitais, chegando a locais em que o desenvolvimento na área de educação é necessário. Essa relação do IFRJ com a cidade é essencial para a continuidade de sua missão institucional. Em Niterói temos um prefeito que valoriza a educação e tem brilho nos olhos quando se fala desse assunto. É muito bom estabelecer essa parceria e esse diálogo, que fortalece a tríade ensino, pesquisa e extensão”, observou Almada.
O campus já oferece diversas modalidades de ensino, como cursos técnicos, licenciaturas, bacharelados, pós-graduação e educação de jovens e adultos.
O novo prédio será destinado a diversas áreas da Engenharia, como a Ambiental, mantendo o modelo de formação integral que combina ciências exatas e humanas.
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e parlamentares, além de representantes do IFRJ.
Comments