Prefeitura de Niterói define metas prioritárias para 2026 em encontro com gestores
- Redação RT Notícia
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Evento alinhou secretariado às entregas previstas no Plano Anual do município

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta quarta-feira (04), o 1º Encontro de Gestores de 2026 e o 11º da atual administração. O evento reuniu todo o secretariado municipal para alinhar estratégias e pactuar as metas prioritárias que serão executadas ao longo do ano, conforme o Plano Anual de 2026.
O encontro foi presidido pelo prefeito Rodrigo Neves e teve como foco a integração entre as secretarias, o acompanhamento de resultados e a definição das principais entregas previstas para a cidade.
“Nós vamos ter mais de 300 entregas este ano. Temos muito trabalho pela frente, mas a sociedade reconhece nossos esforços. Cuidamos por um profundo sentimento de compromisso e amor pelas pessoas e pela cidade. Esse sentimento é compartilhado por todos nós e serve de inspiração para outras cidades, pois o que fazemos aqui não apenas transforma a realidade de Niterói, mas também motiva outras cidades a transformarem as suas”, declarou Rodrigo.
Entregas previstas para 2026
Entre as ações planejadas estão a inauguração do Super Centro de Exames e Especialidades da Região Oceânica, do novo Cinema Icaraí, da Arena Niterói e do Distrito de Inovação da Cantareira.
Também estão previstas a ampliação da oferta de educação integral, o aumento de vagas na Rede Municipal de Ensino, o início do Programa Vida Nova no Morro e o avanço das obras de macrodrenagem do Rio Icaraí e da Nova Alameda São Boaventura.
O planejamento inclui ainda a expansão do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
Segurança pública
As metas para a área de segurança pública incluem a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, com novas convocações, e a inauguração da Cidade da Polícia, em parceria com o Governo do Estado.
Também estão previstas ações de capacitação dos agentes, com foco na proteção à mulher, o aprimoramento do aplicativo SOS Mulher, o início da obra do Centro de Formação e Especialização da Guarda Municipal e a ampliação da estrutura do Cisp, com incorporação de novas tecnologias.
Saúde
Na área da saúde, o planejamento prevê a inauguração, no primeiro semestre, do Super Centro de Exames e Especialidades em Piratininga, na Região Oceânica, e o início das obras do Super Centro da Zona Norte.
Também está programado o início da construção de novas unidades do Programa Médico de Família nos bairros Jardim das Paineiras, Igrejinha e Palmeira.
Outro destaque é a implementação de um programa voltado à detecção precoce e ao tratamento dos cânceres de colo do útero e de mama, além do fortalecimento das ações de acolhimento do Programa Recomeço, em parceria com a Assistência Social.
Educação
O Programa Quarta Presente será ampliado para todas as escolas do Ensino Fundamental da rede municipal.
As 12 unidades do Fundamental II passarão a adotar currículos com foco em letramento digital e espaços maker.
Está prevista ainda a implantação da primeira escola pública bilíngue português/espanhol de Niterói, na Escola Municipal Dom José Pereira Alves, na Vila Ipiranga, além da inauguração da nova unidade E.M. Lucília Gomes Monteiro da Silveira, no Engenho do Mato, e do início da construção da UMEI da Engenhoca.
Mobilidade, infraestrutura e turismo
Entre as ações previstas estão a substituição e modernização de todos os semáforos da cidade, com foco na fluidez do trânsito.
O planejamento inclui a publicação dos editais para as obras do VLT Barreto–Centro, a expansão do sistema de bicicletas compartilhadas NitBike e a entrada em operação do novo bicicletário público de Charitas.
Também está prevista a reestruturação do Observatório do Turismo.
Obras e urbanização
O plano de metas prevê o início das obras de macrodrenagem em Icaraí e nos rios João Mendes, da Vala, Colibri e de Itacoatiara.
Também estão programadas a conclusão das intervenções em Camboinhas, Engenho do Mato e Maravista, além de novas ações de urbanização de comunidades e a ampliação da iluminação pública em LED em toda a cidade.
Esporte e políticas para mulheres
Na área esportiva, será implementado o programa Bolsa Atleta, destinado ao apoio financeiro a atletas locais.
O programa Niterói por Elas seguirá com ações integradas de prevenção, acolhimento e promoção de direitos, incluindo o projeto Mulheres Construtoras, a inauguração do Núcleo de Acolhimento à Mulher no PMF do Preventório, a implementação do Programa Dignidade Menstrual nas escolas e a formação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil.
Foto: Claudio Fernandes









Comentários