top of page

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos: saiba como evitar


Acidentes domésticos são especialmente perigosos para os idosos. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O dia 24 de junho é lembrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos. A data, também inclusa no Calendário da Saúde do Ministério da Saúde, visa alertar sobre os riscos de quedas entre os idosos e ensinar formas de prevenção.


Dados alarmantes


Segundo dados do Datasus, nos primeiros dois meses de 2024, foram registrados 17.136 atendimentos hospitalares e 9.658 atendimentos ambulatoriais envolvendo idosos de 60 a 110 anos. Em 2023, os números chegaram a 106.401 atendimentos hospitalares e 45.684 ambulatoriais.


Causas das quedas em idosos


Marcelo Tadeu Caiero, presidente da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico, explica que diversos fatores contribuem para o aumento das quedas entre idosos, incluindo fraqueza muscular, efeitos colaterais de medicamentos, distúrbios neurológicos e problemas ortopédicos, além de prejuízos na visão e audição.


Perigos das quedas domésticas


Embora acidentes domésticos possam ocorrer com qualquer pessoa, são especialmente perigosos para os idosos. Caieiro ressalta que quedas em casa são frequentes nessa faixa etária e podem resultar em fraturas graves, necessitando de intervenção cirúrgica e fisioterapia intensa.


Prevenção das quedas


Para prevenir quedas, é recomendada uma abordagem multidisciplinar que inclua avaliação clínica, acompanhamento médico, exercícios físicos regulares e uma dieta balanceada. A remoção de obstáculos, instalação de barras de apoio em banheiros e melhorias na iluminação são medidas importantes para evitar acidentes.


Dicas de segurança


Algumas recomendações para adaptar o ambiente e a rotina dos idosos incluem evitar tapetes soltos, instalar corrimão em escadas, usar tapetes antiderrapantes nos banheiros, evitar pisos molhados e encerar a casa. Também é aconselhado o uso de sapatos antiderrapantes e roupas adequadas.


Cuidados ao sair de casa


É importante que os idosos esperem o ônibus parar completamente antes de subir ou descer, usem sempre a faixa de pedestres e, se necessário, utilizem bengalas ou muletas para apoio.



Com informações da Agência Brasil

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page