Orla Viva em Icaraí reúne moradores no primeiro domingo do projeto em Niterói
- Márcio Kerbel

- 29 de jul.
- 2 min de leitura
A iniciativa da Prefeitura de Niterói levou atividades esportivas, culturais e inclusivas para a Praia de Icaraí no último domingo (27)

A primeira edição do projeto Orla Viva foi realizada no domingo (27) na Praia de Icaraí. A iniciativa da Prefeitura de Niterói atendeu a um pedido antigo da população por mais espaços de lazer e convivência no bairro, reunindo moradores e visitantes durante todo o dia.
O prefeito Rodrigo Neves comentou sobre o primeiro dia do projeto e sua importância para a cidade.
”As manhãs de domingo na Praia de Icaraí sempre foram recheadas de atividades, seja na calçada ou nas areias, com famílias reunidas, atividades esportivas e lazer. A ideia é uma demanda local, mas que pode abraçar os cidadãos também de outros pontos da cidade, ajudando a impulsionar o comércio do bairro. O importante é ter um domingo acolhedor e divertido, ver as pessoas felizes e com segurança para curtir esses momentos”, afirmou o prefeito.
Atividades diversificadas no primeiro domingo
O evento contou com apresentações musicais, aulas de dança, teatro infantil e atividades voltadas para a inclusão, como canoagem, basquete em cadeiras de rodas, vôlei sentado e futebol de areia adaptado. O projeto Arte na Rua, promovido pela Fundação de Arte de Niterói, também esteve presente.
Já o projeto Bike Anjo ofereceu aulas para quem deseja aprender a pedalar, enquanto a Coordenadoria Niterói de Bicicleta organizou uma “bicifeira” com instituições locais para promover conscientização sobre mobilidade sustentável.

Repercussão entre moradores
Moradores de Icaraí e de outros bairros destacaram os benefícios do projeto. A aposentada Madalena de Oliveira Gomes afirmou que a iniciativa amplia as opções de lazer na praia. Já o estudante Maria Eduarda destacou que a liberação da pista ajudou a melhorar as caminhadas.
O agente da Lei Seca Bruno Dutra, morador da Região Oceânica e paraplégico, afirmou que a acessibilidade foi um dos principais ganhos, permitindo deslocamentos mais seguros com sua handbike pela orla.
Estrutura e logística
A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) reforçou o serviço no local com 10 funcionários extras, contenedores de lixo e equipamentos de varrição durante e após o evento. Além disso, operadores atuaram no ordenamento do trânsito e na orientação de motoristas e moradores.

Continuidade do projeto
O Orla Viva será realizado todos os domingos na Praia de Icaraí. A pista no sentido São Francisco fica fechada das 7h às 18h, com uma faixa destinada a ciclistas e outra para atividades diversas.
Fotos: Lucas Benevides









Comentários