Niterói vai sediar Congresso da SBPC em 2026
- Redação RT Notícia
- 3 de out.
- 1 min de leitura
Evento deve reunir mais de 50 mil pesquisadores e estudantes de todo o país

Foto: Evelen Gouvea
Niterói foi confirmada como sede do Congresso Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2026. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves, ao lado da presidente da SBPC, Francilene Garcia, e do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Nóbrega, durante reunião no gabinete do Executivo municipal.
Com o tema “Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão”, o congresso será realizado em julho de 2026. A expectativa é que mais de 50 mil pesquisadores, estudantes e interessados na área participem do evento.
Impacto para a cidade e a comunidade científica
Segundo a Prefeitura, Niterói conta atualmente com cerca de 70 mil estudantes no ensino superior e implantou o maior programa municipal de aluguel universitário do país, política que busca garantir a permanência estudantil.
O prefeito Rodrigo Neves destacou que o encontro reforça a vocação da cidade como polo de conhecimento e inovação.
“Será uma grande festa de ciência e cultura. Um marco histórico para Niterói, que reforça sua vocação como cidade do conhecimento e da inovação. Temos inúmeras parcerias com a universidade e o evento consolidará ainda mais Niterói como um grande parque tecnológico e de pesquisas”, destacou Rodrigo.
A presidente da SBPC, Francilene Garcia, afirmou que a realização do congresso em Niterói representa um convite à comunidade científica e à população em geral para integrar a programação.
O reitor da UFF, Antonio Claudio, ressaltou que a iniciativa fortalece o papel das universidades na promoção do desenvolvimento social e econômico.









Comentários