Maricá anuncia ‘Natal Brasilidade 2025’ com direção artística de Milton Cunha
- Redação RT Notícia
- 22 de out.
- 3 min de leitura
Evento vai de 22 de novembro a 6 de janeiro e promete movimentar turismo, cultura e economia local com desfiles, experiências e atrações temáticas

A Prefeitura de Maricá confirmou a realização do ‘Natal Brasilidade 2025’, evento que se consolida como uma das maiores celebrações natalinas do estado do Rio de Janeiro. A programação vai de 22 de novembro a 6 de janeiro, com desfiles, experiências imersivas e atrações culturais em diferentes pontos da cidade.
Sob a coordenação de Antônio Grassi, presidente da MARÉ (Maricá, Arte, Roteiro e Experiências), e direção artística de Milton Cunha, o projeto propõe um Natal com identidade brasileira, combinando tradições natalinas e expressões culturais do país.
Segundo Grassi, a iniciativa reforça o papel do evento como vetor de desenvolvimento econômico, turístico e cultural. Ele destaca que o Natal, além de representar união e fé, movimenta a economia local e contribui para a geração de empregos.
O evento será distribuído em seis polos temáticos com propostas distintas. O Parque Nanci abrigará o universo Águas Milagrosas, com pista de patinação e áreas interativas. Na orla de Araçatiba, acontecem os desfiles natalinos e a feira de artesanato local, enquanto a Praça do Boqueirão terá uma cenografia inspirada na fauna e flora da região. Em Itaipuaçu, a Casa do Bom Velhinho será o destaque da Floresta Encantada. Já Camburi, Flamengo e Ponta Negra terão espaços com atrações, decoração e iluminação especial.
Entre os destaques do evento estão a Grande Parada de Natal e o presépio artístico de Araçatiba, ambos concebidos por Milton Cunha.
"O ‘Natal Brasilidade’ nasce para celebrar a beleza do nosso povo, da nossa cultura e das nossas raízes. Maricá é hoje o palco de uma verdadeira revolução estética e afetiva, onde o Natal ganha cores, ritmos e narrativas tipicamente brasileiras. A Parada Iluminada celebra a utopia de uma sociedade justa, igualitária e democrática. Este projeto mostra que é possível inovar sem perder a essência, transformando o Natal em uma experiência sensorial, educativa e emocionante, que valoriza a arte, os talentos locais e o orgulho de ser brasileiro. Mais do que uma decoração, é um convite para o Brasil olhar para Maricá como um novo polo criativo e turístico", reforça Milton, que assina a direção artística e criativa do evento.
O presidente da Codemar, Celso Pansera, ressaltou que o Natal Brasilidade reflete a proposta de integrar cultura, turismo e desenvolvimento econômico.“O Natal Brasilidade é a marca do nosso governo: a valorização das pessoas, da cultura e dos espaços públicos. Cuidar da cidade também é cuidar das emoções e das tradições que unem as pessoas. A Codemar tem um papel de fazer com que o desenvolvimento econômico caminhe junto com o social e o cultural. É um projeto que movimenta a economia, gera renda e fortalece o turismo, mas, acima de tudo, reforça o sentimento de pertencimento da nossa população’, pontua.
Os desfiles ocorrerão de 22 de novembro a 28 de dezembro, sempre de quinta a domingo, das 20h às 21h, na orla de Araçatiba e em outros bairros. Já as atrações e brinquedos funcionarão até 6 de janeiro, também de quinta a domingo, das 14h às 20h, com agendamento via QR Code.
Todas as quintas-feiras, das 9h às 12h, os brinquedos serão de uso exclusivo das crianças das escolas municipais, em uma ação voltada à inclusão e à participação social.









Comentários