top of page

Marcha Trans e Travesti circula nesta sexta no Centro do RJ

Atualizado: 17 de nov. de 2023
















A segunda edição da Marcha Trans e Travesti do Rio de Janeiro vai ocupar as ruas do centro do Rio no dia 17 de novembro. A concentração iniciará às 14h, na Candelária, com serviços disponíveis à população, como serviços de saúde, testagem rápida de HIV e orientações jurídicas gratuitas. O grupo se concentrará na Candelária e seguirá em direção à Cinelândia.


No ano em que completam 30 anos da primeira caminhada de mulheres trans e travestis em luta por seu direito à sobrevivência e à cidadania, precursoras da luta pelos direitos LGBTI+, a Marcha Trans e Travesti do Rio de Janeiro se consolida no calendário da cidade com o tema “Pelo direito de sonhar novos futuros". Embora haja vitórias do movimento social organizado a serem comemoradas, a comunidade trans e travesti ainda tem no horizonte uma expectativa de vida limitada a 30 anos, em média, e os acessos à saúde, educação, segurança e moradia, negados.


As principais reivindicações deste ano são:

1- acesso e manutenção de pessoas trans e travestis em instituições de ensino;

2- ampla assistência de saúde física e psicológica;

3- ampliação e maior eficiência de ambulatórios do processo transexualizador;

4- políticas públicas específicas para segurança da comunidade trans e travesti


"Nosso direito de sonhar é sequestrado pela urgência que se impõe à nossa sobrevivência. As violências e opressões que se abatem sobre nossas existências sufocam qualquer possibilidade de abstração. No entanto, sonhar dá sentido à luta. E é por isso que hoje ocupamos as ruas e tomamos de volta o protagonismo da construção da nossa realidade", reivindica Gab Van, diretor-geral da Marcha.


Fonte: Movimentos sociais


Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page