top of page

Governo lança aplicativo gratuito para preparação ao Enem

Plataforma MEC Enem oferece simulados, correção automatizada de redação e planos personalizados de estudo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Governo Federal lançou nesta sexta-feira (10) o MEC Enem, um aplicativo gratuito voltado para estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ferramenta permite a realização de simulados, a correção automatizada de redações e o acesso a materiais de reforço, como vídeos e apostilas.


Disponível para download na Apple Store e Google Play, o aplicativo também pode ser acessado via navegador, pelo endereço app.mecenem.mec.gov.br

. O objetivo é ampliar o acesso à preparação para o exame, especialmente entre egressos do ensino médio, alunos de cursinhos populares e beneficiários do programa Pé-de-Meia.


Ao comentar o lançamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva incentivou os estudantes a utilizarem a ferramenta.  “Não espere para amanhã, comece a estudar hoje. Faça o simuladão do MEC Enem e seja o melhor aluno dessa prova”, disse o presidente Lula, em vídeo publicado nas redes sociais.


O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o MEC Enem utiliza tecnologia atualizada para apoiar quem busca melhores resultados na prova.. “O MEC Enem é uma plataforma, com o que há de mais moderno, para o jovem ou qualquer brasileiro que queira se preparar para fazer a prova do Enem, porque a prova do Enem é o acesso às políticas que o senhor criou: o Prouni, o Fies e o Sisu”, explicou Santana.


Após o cadastro com o login gov.br, o estudante tem acesso a trilhas de estudo segmentadas por complexidade e campo do conhecimento, além de simulados com questões de provas anteriores. O aplicativo inclui um assistente virtual com inteligência artificial, que auxilia na construção de cronogramas personalizados e na resolução de dúvidas sobre conteúdos cobrados no Enem.


A redação é outro foco da plataforma. O usuário pode escrever o texto à mão, fotografá-lo e enviá-lo para correção automática. O sistema transcreve e analisa a redação, oferecendo sugestões de melhoria e pontuação estimada em até 60 segundos.


O aplicativo também conta com um cronômetro, que simula o tempo real do exame, e um perfil privado onde o estudante pode acompanhar seu desempenho. Há ainda a opção de compartilhar os resultados nas redes sociais e receber mensagens diretas com orientações de estudo.


As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro. Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, o exame será realizado em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30 no período original das provas.


O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies, além de servir como critério em processos seletivos de universidades públicas e privadas. As notas também são aceitas por instituições portuguesas conveniadas ao Inep.

Comentários


banner niteroi NQQ 300x250px 25 6 25.jpg
Ativo 4_2x.png

© 2023 | TODOS OS CONTEÚDOS DO RADAR TEMPO DE NOTÍCIA PODEM SER

REPRODUZIDOS DESDE QUE NÃO SEJAM ALTERADOS E QUE SE DÊEM OS DEVIDOS CRÉDITOS.

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=552198035-5703
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page