top of page

Evento em Niterói debate saúde mental e prevenção do suicídio

Seminário “Agir, proteger e cuidar de vidas” reuniu especialistas para tratar de luto, discriminação e impacto das redes sociais

Foto: Claudio Fernandes




Na segunda-feira (29), Niterói sediou o seminário “Agir, proteger e cuidar de vidas”, promovido pelo Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados da Prefeitura, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Acessibilidade.


O evento abordou temas relacionados à saúde mental em Niterói, como luto, suicídio, discriminação, adoecimento em ambientes urbanos e impactos da cultura do ódio nas redes sociais, com foco especial em crianças e adolescentes.


Importância da escuta e da conscientização


A primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais, Fernanda Sixel Neves, reforçou a necessidade de ampliar espaços de diálogo e prevenção.


“Precisamos falar de suicídio, seja enquanto sociedade, família ou poder público. Toda a sociedade é corresponsável pela perda daquela vida. Na Prefeitura, a gente vem cuidando da vida de diferentes formas”, destacou.


Ela citou o Programa Aprendiz Musical como exemplo de iniciativa ligada ao Pacto Niterói Contra a Violência.


Palestras e experiências compartilhadas


A psicóloga Karina Okajima Fukumitsu, especialista em suicídio e luto, abriu o seminário. Em sua fala, ressaltou a importância da empatia e do acolhimento.


“A proposta da suicidologia brasileira é entender que o suicídio é um ato definitivo para um problema temporário. Todos nós sofremos, faz parte da condição humana. Vamos cuidar dessa dor, proteger essa dor, colocar um abrigo para essa dor”, afirmou.


Outros palestrantes incluíram Alcione Marques, psicopedagoga clínica; Eduardo Lopes, psicólogo e professor de psicodrama; e Sandro Mattos, gerente de operações da EcoviasPonte.


Integração entre poder público e sociedade


Os debates destacaram também a relação entre saúde mental e mobilidade urbana, tecnologia no desenvolvimento infantil e prevenção no ambiente escolar.


O seminário foi inspirado na campanha Setembro Amarelo e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente nos temas Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade e Redução das Desigualdades.


O encontro contou com patrocínio da EcoviasPonte e parcerias do Centro de Valorização da Vida (CVV), da consultoria NeuroConecte e da SGA Toyota.

Comentários


Cópia de CAPITAL POLÍTICO (300 x 250 px).png
Ativo 4_2x.png

© 2023 | TODOS OS CONTEÚDOS DO RADAR TEMPO DE NOTÍCIA PODEM SER

REPRODUZIDOS DESDE QUE NÃO SEJAM ALTERADOS E QUE SE DÊEM OS DEVIDOS CRÉDITOS.

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=552198035-5703
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page