Drones são usados para coibir flanelinhas no Gragoatá
- Redação RT Notícia
- há 10 horas
- 2 min de leitura
Ação da Seop utilizou imagens aéreas e apoio da Guarda Municipal no entorno do bloco

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realizou na manhã deste domingo (08) uma ação de ordenamento urbano para coibir a atuação de flanelinhas nas vias próximas à concentração do bloco Cortejo Sinfônica Ambulante, no bairro do Gragoatá.
A operação foi conduzida a partir do monitoramento aéreo com drones, operados pela Divisão de Aeronaves Não Tripuladas (DANT), durante o início da concentração do bloco.
Monitoramento aéreo e atuação integrada
Ao identificar a prática irregular por meio das imagens captadas pelos drones, o apoio do motopatrulhamento da 1ª Inspetoria Regional da Guarda Municipal foi acionado via rádio. As equipes atuaram no local para cessar a atividade, adotando as medidas cabíveis.
A operação contou ainda com a presença da Guarda Municipal e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), reforçando o esquema de ordenamento e segurança no entorno do evento.
Estrutura tecnológica durante o carnaval
A ação integra o planejamento de segurança para o período do carnaval em Niterói. O município opera atualmente com cinco drones de alta performance, dez pilotos treinados e certificados e uma viatura de comando equipada com centro de controle móvel.
Durante todo o carnaval, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) atua de forma ininterrupta no monitoramento da cidade. O trabalho é realizado por meio do sistema de videomonitoramento, acompanhando grandes aglomerações, identificando situações de risco e prestando apoio em tempo real às equipes em campo.
A expectativa da administração municipal é de aumento no fluxo de turistas durante os desfiles, blocos e carnavais de bairro realizados ao longo do período.
Imagem: Divisão de Aeronaves Não Tripuladas (DANT)/Prefeitura de Niteroi









Comentários