top of page

Discursos, encontros e debate sobre o acordo Mercosul-UE na agenda de Lula na Europa


Presidente Lula no programa semanal Conversa com o presidente. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta segunda (19), para a Europa para participar da Cúpula de Financiamento Global, organizada pelo presidente da França, Emmanuel Macron. O Brasil defenderá medidas de ampliação de cooperação além do combate às mudanças climáticas, visando o melhoramento das condições dos mais pobres, segundo Lula. Durante sua entrevista no programa Conversa com o Presidente, ele ressaltou a necessidade de se discutir também as condições de saúde e de vida na Amazônia.


Na cúpula, Lula se encontrará com inúmeros líderes mundiais, entre eles, Li Qiang, primeiro-ministro da China; Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos; Olaf Scholz, chanceler da Alemanha; Mohammed bin Salman, príncipe da Arábia Saudita; Mia Mottley, presidente de Barbados; Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, presidente do Egito. Além disso, o presidente também terá encontros bilaterais com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com Sultan Al-Jaber, presidente do comitê organizador da COP28.


Antes de retornar para o Brasil, Lula terá um almoço com Macron, após o encerramento da cúpula, no Palácio do Eliseu, sede do governo francês. A agenda inclui a discussão sobre a aprovação de uma resolução da Assembleia Nacional da França contra a ratificação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Negociado há mais de 20 anos, o acordo exige a ratificação de todos os Estados dos dois blocos comerciais, medida que levará anos.


Lula ainda fará o discurso de encerramento do evento Power Our Planet, realizado pela banda Coldplay no Campo de Marte, em Paris. O presidente será o orador final, falando sobre a questão ambiental. O Itamaraty já confirmou que Lula tem mais compromissos durante a sua viagem, mas ainda não foram confirmados os líderes estrangeiros com quais o presidente também se reunirá.


Da redação, com Agência Brasil

コメント


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page