Evento consolida Niterói como polo cultural e celebra a música popular brasileira
No último domingo (17), o Festival Marazul realizou sua terceira edição em frente à Praia de Piratininga, em Niterói. O evento contou com a apresentação da Orquestra Experimental de Sopros do Aprendiz Musical, que abriu o show de Guilherme Arantes. O repertório incluiu sucessos da música popular brasileira, como Pierrot Apaixonado , Andança e clássicos de Tim Maia.
Aprendiz Musical transforma a educação em Niterói
O Aprendiz Musical é o maior programa de musicalização nas escolas públicas do Brasil. Presente em 100% das escolas municipais de ensino fundamental, atende cerca de 10 mil alunos, promovendo a inclusão sociocultural através da música. Além das aulas regulares, o programa oferece atividades na Casa Aprendiz Musical e no Conservatório de Música de Niterói.
A Orquestra Experimental de Sopros, liderada pelo maestro Gabriel Dellatorre, reúne jovens de 11 a 24 anos. Os músicos participam de ensaios e apresentações que valorizam a formação técnica e artística.
Festival Marazul valoriza cultura e novos talentos
Na edição desse ano, o Festival Marazul homenageou o Clube da Esquina e destacou a importância de projetos culturais como o Aprendiz Musical.
Guilherme Arantes apresentou ao vivo sucessos que marcaram a sua carreira, como Planeta Água, “Meu Mundo e Nada Mais, Cheia de Charme e outras. Para o músico, o Aprendiz Musical é uma iniciativa fundamental. "Faz com que Niterói tenha um núcleo próprio de música. Minhas músicas cabem nestes projetos. Em vários lugares nos Estados Unidos se cultivam projetos deste tipo. E o Brasil precisa aprender, o Aprendiz é um exemplo de uma iniciativa que dará resultados a médio e longo prazos para a criação musical e todo desenvolvimento de uma cultura musical que já existe na cidade - e seguirá sendo beneficiada”, incentivou o artista.
O prefeito Axel Grael ressaltou que o evento reforçaria a relação de Niterói com a música popular brasileira. Já o secretário André Diniz destacou a oportunidade que os jovens músicos tiveram ao dividir o palco com artistas consagrados como Guilherme Arantes.
Comentários