Prefeitura de Niterói realiza primeira ação integrada contra motos barulhentas em 2026
- Redação RT Notícia
- 10 de jan.
- 2 min de leitura
Fiscalização em Santa Rosa autuou 17 motociclistas e removeu três veículos por irregularidades relacionadas a documentação e escapamento adulterado

A Prefeitura de Niterói realizou, na sexta-feira (09), a primeira ação integrada de 2026 voltada ao combate a motos barulhentas. A operação aconteceu na Rua Martins Torres, no bairro de Santa Rosa, com foco na redução do excesso de ruído e na verificação de irregularidades de trânsito.
Forças envolvidas na fiscalização
A ação contou com a participação da NitTrans, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), da Guarda Municipal, do 12º Batalhão da Polícia Militar, do Proeis e do programa Segurança Presente.
“Iniciamos o ano com essa ação importante, coibindo e penalizando os condutores que tiram o sossego da nossa população. Niterói é uma cidade que tem qualidade de vida para os moradores e dessa forma podemos contribuir ainda mais para que continue assim. Vamos seguir com muito mais, em breve”, afirmou o presidente da Nittrans, Nelson Godá.
Balanço da ação
Entre 15h e 17h, 43 motociclistas foram abordados. Desses, 17 foram autuados por diferentes irregularidades, incluindo condução sem habilitação. Três motocicletas foram removidas ao depósito por adulteração do escapamento. Um condutor foi liberado após substituir o escapamento irregular pelo modelo original.
Base legal e penalidades
A adulteração do escapamento é infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro. A conduta também pode ser enquadrada na Lei Municipal nº 3.661/2021, que autoriza o município a atuar em casos de excesso de ruído. A penalidade prevista é multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Ações serão itinerantes
Segundo a administração municipal, as operações são itinerantes e continuarão sendo realizadas em diferentes bairros da cidade ao longo do ano.
Foto: Renata Cardoso
--








.png)
Comentários