O fechamento da Livraria Saraiva e a demissão de seus funcionários, é uma daquelas notícias que ninguém de bom senso gostaria de receber. Afinal, quem ama a leitura e os livros lamenta quando uma livraria se fecha e reduz a oportunidade de incluir mais pessoas no universo da literatura.
Quem não se perdeu entre inúmeros títulos nestes espaços de verdadeiro encantamento? Em cada estante, um livro à espreita pode te conquistar a ponto de você não conseguir mais largá-lo, levando para casa e se entregando às mais incríveis descobertas.
Ler é se aventurar. Bibliotecas e livrarias proporcionam aos viajantes, quer dizer aos leitores, uma infinidade de lugares, situações e emoções que por outros meios não viveriam. Somos instigados, muitas vezes, a viver na prática, o que nos é apresentado pela mente criativa do autor. Queremos garantir que seja possível a compra de uma passagem para qualquer lugar, seja para Nova York, Lisboa ou Shangri-lá.
É portanto, com tristeza que lidamos com a notícia do fim da Saraiva. Sua anunciada continuidade no meio digital, não parece promissora e nem de longe substitui o
imenso prazer de puxar uma cadeira, tomar um café e se deliciar na leitura de um bom livro. Que novas livrarias, amplas e generosas, surjam no horizonte para que novos leitores possam apreciá-las numa boa.
Comments