Rodrigo Neves propõe inclusão da segurança pública no planejamento estratégico do Brasil até 2050
- Redação RT Notícia
- 18 de jun.
- 2 min de leitura
Prefeito de Niterói participa de debate nacional sobre planejamento estratégico Brasil 2050

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou nesta terça-feira (17) do evento “Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050”, promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). O encontro ocorreu no BNDES, no Centro do Rio de Janeiro, e reuniu autoridades federais, estaduais, representantes do setor produtivo e da sociedade civil.
O objetivo do evento foi debater os principais desafios e caminhos para o desenvolvimento do Brasil nas próximas décadas. Entre os temas abordados estavam a redução das desigualdades sociais e regionais, as mudanças climáticas, o envelhecimento da população e a ampliação dos investimentos para um crescimento econômico sustentável.
Experiência de Niterói como exemplo de planejamento
Durante um dos painéis, Rodrigo Neves destacou a importância de planejar o futuro com participação social. “Quando assumi a Prefeitura pela primeira vez, em 2013, a cidade estava com índices alarmantes de violência e impactada pela tragédia das chuvas, que provocaram destruição e mortes no Morro do Bumba e em quase todas as comunidades. Diante daqueles desafios, lançamos um plano com o apoio da sociedade, o “Niterói que Queremos”. Depois de 10 anos, todas aquelas metas colocadas foram alcançadas, como contenção de encostas em toda a cidade, redução da violência e universalização do saneamento. Hoje, Niterói é a cidade com a melhor qualidade de vida do estado e uma das melhores do país ", afirmou o prefeito.
Segurança pública como prioridade no planejamento de longo prazo
O prefeito de Niterói chamou a atenção para a necessidade de incluir a segurança pública no planejamento estratégico nacional. Segundo Neves, a violência urbana e o crime organizado são desafios que extrapolam os limites do Rio de Janeiro.
Ele destacou que as milícias, inicialmente concentradas no Rio, já estão presentes em outras regiões do país. Para o prefeito, é fundamental que o Estado brasileiro assuma o enfrentamento do crime organizado e a prevenção à violência urbana até 2050.
Posições de representantes federais
O secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Presidência da República, Olavo Noleto, elogiou a gestão democrática de Rodrigo Neves. Ele destacou a importância do diálogo entre diferentes setores da sociedade para a construção de estratégias nacionais.
A secretária nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis, reforçou que o plano Brasil 2050 busca resultados concretos. Ela afirmou que o processo considera as especificidades de cada estado e município.
Consulta pública segue aberta
O evento no Rio de Janeiro faz parte da fase final de coleta de contribuições para o planejamento estratégico. A população pode participar da consulta pública “Que Brasil queremos nos próximos 25 anos?” por meio do portal Brasil Participativo: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br.
Outras autoridades presentes
Participaram também do encontro o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ), Márcio Pacheco; a diretora do BNDES, Helena Veiga de Almeida; e a diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, entre outros representantes de diferentes setores.









Comentários