Projeto propõe linha de ferry boat entre Rio e Maricá
- Redação RT Notícia
- 30 de jun.
- 2 min de leitura
Proposta está em análise na Câmara do Rio e prevê estudos de viabilidade para novo modal hidroviário

Câmara Municipal do Rio de Janeiro discute o Projeto de Lei nº 818/2025, que propõe a criação de uma linha de ferry boat para passageiros entre a capital fluminense e o município de Maricá. A proposta foi apresentada pela vereadora Talita Galhardo e visa estimular o Poder Executivo a considerar a implementação do novo modal como parte da mobilidade urbana.
A medida prevê a realização de estudos técnicos de viabilidade, com prioridade para integração aos modais existentes, como metrô, ônibus e VLT. A operação poderá utilizar terminais náuticos já construídos ou planejados, com possibilidade de participação da iniciativa privada.
A proposta tem apoio do prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e foi tema de uma reunião estratégica com o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, além de representantes do DNIT, secretarias municipais e estaduais.
Segundo o projeto, os estudos devem considerar fatores como viabilidade econômica, impactos ambientais, segurança dos passageiros, acessibilidade e potencial turístico e logístico da linha marítima.
O texto permite a articulação entre as prefeituras do Rio e de Maricá, o governo do estado e empresas privadas, por meio de parcerias e convênios. Órgãos como a Secretaria Municipal de Transportes, CCPAR e a Secretaria de Meio Ambiente e Clima poderão ser envolvidos nos estudos, de acordo com a disponibilidade técnica e orçamentária.
Inspirado em modelos internacionais como os adotados em Nova York, Istambul e Lisboa, o projeto destaca o uso do transporte hidroviário como uma alternativa viável para a mobilidade entre municípios da Região Metropolitana.
Caso seja aprovado, o projeto ainda dependerá de regulamentação específica e negociações com os demais entes envolvidos para ser implementado.









Comentários