top of page

Programa Celular Seguro bloqueia quase 4 mil aparelhos em uma semana

Redação RT Notícia

Programa Celular Seguro é uma iniciativa federal de combate ao roubo e ao furto de aparelhos celulares e aplicativos digitais no país. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil


Uma semana após seu lançamento, o programa "Celular Seguro", do Ministério da Justiça e Segurança Pública, já resultou no bloqueio de 3.896 aparelhos celulares, sejam eles roubados, furtados, perdidos ou extraviados.


De acordo com dados do ministério fornecidos à Agência Brasil, até o momento, foram recebidos 1.658 alertas de usuários vítimas de roubos, 1.154 de furtos, 801 de perdas e 283 motivados por razões diversas. Somente no último dia 20, foram registradas 1.113 medidas restritivas.


São Paulo lidera entre as unidades federativas com o maior número de alertas de bloqueio, totalizando 1.011, seguido por Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259).


O programa, disponibilizado em 19 de dezembro, é uma iniciativa federal voltada ao combate de roubos e furtos de celulares e aplicativos digitais no país. Através do site e do aplicativo, vítimas podem comunicar o crime e solicitar o bloqueio imediato dos aparelhos, aplicativos bancários e novos acessos aos dispositivos.


Segundo informações do ministério, mais de 700.697 pessoas acessaram o aplicativo por meio da plataforma gov.br, porém somente 513.098 registraram os números das linhas de telefone para bloqueio remoto. Destaca-se que é possível acessar o aplicativo apenas com o CPF, sem registrar os dados do aparelho.


Cada usuário cadastrado no Celular Seguro pode indicar contatos de confiança, autorizando-os a realizar bloqueios em seu nome. Até o momento, mais de 467,8 mil pessoas foram cadastradas como contatos de confiança.


Para efetuar o bloqueio, o proprietário do aparelho cadastrado pode acessar o site celularseguro.mj.gov.br através de um computador seguro. Não há limite para o cadastro de números, porém é necessário que estejam vinculados ao CPF para que o bloqueio seja eficaz.


Não há opção de bloqueio temporário no programa. Caso o aparelho seja recuperado, o usuário deverá entrar em contato com a operadora de telefonia e demais parceiros do Projeto Celular Seguro para reativar seus acessos.


Da Redação, com informações da Agência Brasil

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Ativo 4_2x.png

© 2023 | TODOS OS CONTEÚDOS DO RADAR TEMPO DE NOTÍCIA PODEM SER

REPRODUZIDOS DESDE QUE NÃO SEJAM ALTERADOS E QUE SE DÊEM OS DEVIDOS CRÉDITOS.

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=552198035-5703
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page