top of page

Prefeitura de Niterói inaugura nova unidade de educação infantil no Barreto

Escola vai atender 250 crianças de zero a quatro anos em horário integral






A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação, inaugurou nesta terça-feira (28) a nova Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Therezinha Calil Petrus, no Barreto, Zona Norte da cidade. Esta unidade, completamente reformada, ocupará um prédio de três andares e vai receber 250 crianças de zero a quatro anos em horário integral. Esta é a 28ª escola inaugurada em Niterói nos últimos 12 anos.


Estrutura da nova Umei


A nova Umei Therezinha Calil Petrus conta com 12 salas de aula climatizadas, banheiros, cozinha, refeitório, sala de multimeios, elevador, pátio e jardim. Além disso, a unidade foi adaptada para atender aos padrões de acessibilidade, com elevador e sanitários adaptados, e inclui um sistema de aproveitamento de energia solar, em conformidade com os padrões estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Programa de expansão e qualificação da rede municipal de educação


A entrega da Umei faz parte do programa de expansão e qualificação da Rede Municipal de Educação, que teve início em 2013. O programa envolve a construção e entrega de novas unidades, incorporação de creches e municipalização de escolas estaduais. O prefeito Axel Grael ressaltou a importância deste espaço, anteriormente ocupado por uma iniciativa privada, que sempre teve uma finalidade pública de servir à cidade.


"Inaugurar escolas é sempre um momento muito especial. Abrir uma nova escola nos enche de esperança no futuro e é por isso que é sempre uma entrega importante. Estamos trabalhando para que, até o final deste ano, entreguemos mais três escolas: na Ponta d’Areia, no Fonseca e no Engenho do Mato. Este é um grande esforço feito desde 2013 para que a cidade tenha uma nova educação à disposição da população. A confiança dos moradores na rede de educação municipal é algo a se celebrar, porque há um grande esforço não apenas na construção de prédios, mas principalmente na melhoria da qualidade da educação pública de Niterói", disse Axel.


Avanço na educação de Niterói


Bira Marques, secretário municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, destacou que esta entrega representa um avanço significativo na educação de Niterói. "Estamos trabalhando bastante para que a educação pública de Niterói seja referência. Este ciclo de inaugurações nos permitirá ampliar a quantidade de vagas e oferecer espaços para desenvolver o ensino, a criatividade, o saber e a autonomia das crianças, que são nossa prioridade. Neste mesmo endereço, teremos ainda um Centro de Treinamento para a preparação dos nossos alunos para os Jogos Escolares de Niterói e um Centro de Formação para os nossos profissionais", ressaltou Bira Marques.


Novas iniciativas no local


O prédio anexo à Umei receberá, em breve, o novo Centro de Treinamento da Educação de Niterói. Este local oferecerá infraestrutura para treinamento de alta performance, com o objetivo de preparar atletas para os Jogos Escolares de Niterói (JEN). Os futuros atletas contarão com acompanhamento de nutricionistas, fisioterapeutas e preparadores físicos, e poderão desenvolver modalidades esportivas como futsal, vôlei, handebol e basquete. O local também terá um polo de robótica e clubes de ciência e matemática.


Homenagem à Therezinha Calil Petrus


A unidade foi nomeada em homenagem a Therezinha Calil Petrus, falecida em julho de 2021 aos 90 anos. Therezinha dedicou sua vida à educação e filantropia pedagógica em Niterói, além de ser uma entusiasta da música. Em 2014, recebeu a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ela também era sócia do clube Tio Sam, onde agora funciona a nova Umei.


Expansão da rede Municipal de educação


Além da Umei do Barreto, a Prefeitura de Niterói recentemente inaugurou a Umei Jornalista Vilmar Berna em Jurujuba, que atenderá 140 crianças de 1 a 3 anos em tempo integral. Mais duas novas unidades serão inauguradas em breve: as UMEIs da Ponta d’Areia e do Fonseca. As obras na Ponta d’Areia estão em ritmo avançado, e a nova unidade oferecerá 120 vagas. No Fonseca, uma escola privada está sendo reformada para atender mais 120 estudantes em tempo integral.


Foto: Luciana Carneiro



Comentários


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page