Niterói é destaque nacional em ranking de competitividade na gestão pública
- Redação RT Notícia
- 28 de ago.
- 2 min de leitura
Município ocupa a 19ª posição no país e é o primeiro do estado do rio de janeiro

Niterói é a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro no ranking de competitividade elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O município ocupa a 19ª posição nacional, subindo três lugares em relação ao ano anterior, o melhor resultado desde o início da avaliação em 2011.
Critérios do ranking
O levantamento é baseado em 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos, que avaliam áreas como sustentabilidade fiscal, saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, segurança e dinamismo econômico.
O prefeito Rodrigo Neves destacou os fatores que levaram o município ao bom desempenho no ranking.
“Niterói é a única cidade do Estado do Rio de Janeiro entre as melhores do Brasil e isso se deve à qualidade da gestão fiscal, aos serviços de saneamento, aos programas de inovação e digitalização do serviço público, e à gestão de resíduos sólidos. É mais um ranking em que Niterói é reconhecida nacionalmente como modelo de gestão e qualidade de vida”, comemorou ele.
A cidade do Rio de Janeiro caiu 22 posições e aparece no 60º lugar. Já Niterói obteve destaque nacional em transparência municipal, abastecimento de água, coleta e destinação de resíduos, combate ao desmatamento ilegal e redução do ritmo do desmatamento.
Resultados regionais
No estado, Niterói lidera em sustentabilidade fiscal, saneamento e capital humano. O município aparece em segundo lugar em acesso à saúde, inovação, dinamismo econômico e qualidade em saúde. No ranking nacional, ocupa a 7ª posição em crescimento do PIB per capita.
Outros levantamentos
Em julho, o Instituto Trata Brasil divulgou a lista nacional de localidades com melhor atendimento em água e esgoto. Niterói ficou em 3º lugar no país e em 1º lugar no estado.
Atualmente, 100% da população é atendida pelo abastecimento de água, 95,6% recebe cobertura de esgoto e 100% do esgoto coletado passa por tratamento. Entre 2019 e 2023, o município recebeu cerca de R$ 197 milhões em investimentos no setor.









Comentários