Niterói terá primeiro hospital particular do Brasil com atendimento oncológico pelo SUS
- Redação RT Notícia
- há 5 dias
- 3 min de leitura
Hospital São Francisco será o primeiro do país a integrar o programa “Agora Tem Especialistas”, ampliando o acesso a cirurgias oncológicas para pacientes da rede pública

O Hospital e Maternidade São Francisco, em Niterói, será o primeiro hospital particular do Brasil a oferecer atendimentos oncológicos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A autorização foi assinada nesta sexta-feira (31) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo prefeito Rodrigo Neves.
A iniciativa integra o programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal, que permite que hospitais privados e filantrópicos prestem serviços pelo SUS. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento da rede pública e reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
Parceria entre município e governo federal
O prefeito Rodrigo Neves destacou que a medida se soma aos investimentos feitos pela cidade para fortalecer o SUS.
“Esse é um passo importante na ampliação da rede de atendimento do SUS em Niterói. O “Agora Tem Especialistas” vai ajudar a diminuir as filas e ampliar a oferta de consultas e exames, especialmente em áreas de média e alta complexidade. É mais uma parceria que mostra o quanto o trabalho conjunto entre o município e o Governo Federal traz resultados concretos para a população. Niterói é referência em políticas públicas de saúde. Aqui nasceu o programa Médico de Família. Durante a pandemia, Niterói criou o primeiro hospital do SUS para pacientes graves de Covid-19 e firmou a primeira parceria com o Instituto Butantan para o desenvolvimento da vacina. Também fomos pioneiros, com a Fiocruz, em ações que eliminaram o risco de epidemia de dengue. Agora, também estamos ampliando o acesso e enfrentando filas com o programa Fila Zero da Saúde”, afirmou o prefeito.
O município também trabalha na criação do Super Centro de Referência em Diagnóstico por Imagem, em parceria com o Ministério da Educação, com inauguração prevista para março de 2026. O espaço oferecerá exames de imagem e consultas especializadas em diversas áreas, como ortopedia, cardiologia, ginecologia e oncologia.
Programa “Agora Tem Especialistas”
Durante o evento, o ministro Alexandre Padilha ressaltou que o programa representa um avanço na integração entre os setores público e privado.
“Estamos dando mais um passo importante. O “Agora Tem Especialistas” abre as portas dos hospitais privados para os pacientes do SUS, ampliando o acesso aos serviços e garantindo mais cirurgias e tratamentos. São mais exames, consultas e cirurgias para quem está aguardando por atendimento. Se a pessoa receber um telefonema dizendo que sua cirurgia foi marcada, não é golpe. É porque está acontecendo”, destacou Padilha.
O Hospital São Francisco iniciará o atendimento com cirurgias oncológicas ginecológicas e, nesta primeira fase, deve realizar 204 procedimentos. Até então, a unidade nunca havia atendido pacientes do SUS.
As seis áreas prioritárias do programa são: oncologia, ortopedia, ginecologia, cardiologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.
Expansão prevista para outros estados
A expectativa do Ministério da Saúde é que o modelo adotado em Niterói sirva de referência para outros municípios e estados. A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, afirmou que a adesão do Hospital São Francisco reforça o processo de modernização e ampliação do acesso à rede pública.
O diretor do hospital, Jair de Albuquerque, explicou que a unidade mantém parcerias com o poder público há mais de duas décadas e que o novo convênio ampliará o atendimento oncológico gratuito.
Ações recentes na rede municipal
Nos últimos dez meses, Niterói contratou 267 novos médicos, reabriu a Maternidade Alzira Reis, inaugurou o Laboratório Municipal Miguelote Viana e lançou o programa Fila Zero da Saúde.
Com essas ações, o município busca garantir atendimento rápido e gratuito à população, fortalecendo a integração entre os setores público e privado.









Comentários