O número de brasileiros conectados à internet segue em alta, com 88% da população com 10 anos ou mais utilizando a rede em 2023, conforme apontam dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento é significativo, especialmente entre os idosos, que registraram o maior aumento proporcional de acesso nos últimos anos.
Crescimento entre idosos
Entre as pessoas com mais de 60 anos, o uso da internet cresceu de 44,8% em 2019 para 66% em 2023, um salto expressivo de 21,2 pontos percentuais. Apesar de ainda ser uma faixa etária com menor penetração, o crescimento reflete a maior inserção da tecnologia no cotidiano dessa população. Entre os idosos que acessam a internet, 86,5% utilizam diariamente.
Celular é o principal meio de acesso
O celular é o dispositivo mais usado pelos brasileiros para acessar a internet. Uma pesquisa revelou que 98,8% dos usuários se conectam por meio de seus telefones móveis. O uso da televisão como meio de acesso também cresceu, saltando de 11,6% em 2016 para 49,8% em 2023.
Queda no uso de microcomputadores
Paralelamente ao aumento do uso de celulares e TVs, os microcomputadores estão perdendo relevância nas casas brasileiras. Em 2016, 45,9% das residências contavam com esses aparelhos, percentual que caiu para 39% em 2023. A banda larga, por sua vez, está presente em quase todos os lares conectados à internet (99,9%).
Motivos para não acessar a internet
A pesquisa envolve que 12% da população com 10 anos ou mais, cerca de 22,4 milhões de pessoas, não acessaram a internet nos três meses anteriores à pesquisa. Entre os motivos apontados, a falta de conhecimento para utilizar a rede foi o mais citado (46,3%), com destaque para a população idosa, onde 66% relatam essa dificuldade.
Com informações da Agência Brasil
Comentários