O G20 Social será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16 de novembro, e traz uma programação que integra a sociedade civil na agenda do G20. Presidido pelo Brasil este ano, o evento foi instituído para aproximar líderes governamentais e a sociedade civil, um passo inovador na trajetória do grupo que une as 19 maiores economias do mundo, a União Europeia e, agora, a União Africana.
O que é o G20 Social e sua Importância?
Diferente das edições anteriores, onde reuniões da sociedade civil aconteciam de forma independente, o G20 Social integra essas atividades à programação oficial. Esse novo formato visa gerar um diálogo mais próximo entre as lideranças globais e os cidadãos, promovendo uma troca de ideias sobre os desafios e as oportunidades que afetam essas nações.
Durante os três dias de evento, organizações sociais realizarão atividades autogestionadas em locais distribuídos pelo Boulevard Olímpico. O evento culminará na apresentação de um documento final, que será entregue às delegações governamentais na Cúpula de Líderes do G20, prevista para 18 e 19 de novembro. A próxima presidência do G20 será da África do Sul.
Credenciamento: Como Participar do G20 Social?
As atividades do G20 Social são abertas ao público, mas exigem credenciamento prévio. Os interessados podem se inscrever até terça-feira (12) através do portal oficial do evento. É necessário preencher um formulário com nome, e-mail e CPF ou passaporte.
Para acessar os locais do evento, os participantes precisam retirar seu crachá no Espaço Kobra, no Boulevard Olímpico, a partir de quarta-feira (14). Entre os espaços programados para sediar as atividades estão o Espaço Kobra, o Armazém 2, o Armazém 3, o Armazém Utopia e o Museu do Amanhã. A entrada nos locais é sujeita à lotação e visa garantir a segurança dos presentes.
Programação e Localização das Atividades
As atividades do G20 Social estarão espalhadas por diferentes pontos no Boulevard Olímpico, no centro do Rio de Janeiro. A programação diversificada é uma oportunidade para cidadãos e organizações interagirem em um ambiente que favorece o debate e o engajamento cívico.
*Com informações da Agência Brasil
Comments