Fim de uma era: Silvio Santos morre em SP
- Rudá Lemos
- 17 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

O empresário e apresentador Silvio Santos faleceu aos 93 anos neste sábado (17), conforme confirmação do SBT nas redes sociais. O ícone da televisão brasileira havia sido internado em julho no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar uma infecção pelo vírus H1N1. Recebeu alta dois dias depois, mas precisou retornar à unidade hospitalar em agosto para realizar exames de imagem, segundo comunicado da emissora. Desde então não se recuperou das complicações da doença e faleceu hoje deixando 6 filhas que devem continuar no comando da emissora que ele fundou.
Silvio Santos criou o SBT, um grande capítulo na história da TV brasileira. Por vezes, a emissora competia em graus de igualdade com a audiência da Rede Globo, ainda que ultimamente tenha sido superada pela Record. Com mais de seis décadas no ar, Silvio é conhecido por ter começado como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, antes de se tornar um dos maiores nomes da comunicação do país. Após passar por várias emissoras, incluindo a Globo, fundou o SBT em 1981.
O “Programa Silvio Santos” rapidamente se tornou carro-chefe da emissora, conquistando o público com quadros temáticos, pegadinhas e atrações musicais. Seu carisma, domínio do palco e interações com a plateia, com frases como "Má ôe", "Quem quer dinheiro?" e "Vem pra cá!", cativaram milhões de telespectadores por anos.
Silvio também inovou ao apostar em programações ousadas, como a exibição de produções mexicanas, como o genial Chaves e novelas bem melodramáticas. Paralelamente, as constantes alterações na grade de programação chegaram a ser motivo de piadas.
Com ele, se despede também um tipo muito característico de performance televisiva, devedora de nomes como Chacrinha, e que se tornou rara na contemporaneidade, com as novas opções de entretenimento.
Com informações do site Sputnik.
Comentários