top of page

EcoSocial: Monitores participam de treinamento sobre o Colab


Equipe da Prefeitura apresenta o Colab para os alunos do Niterói Ecosocial. Foto: Luciana Carneiro

Uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, em parceria com a Firjan, colocou em marcha, na última terça-feira (18), o treinamento de monitores do Programa Niterói Jovem EcoSocial. A capacitação tem como objetivo preparar os agentes que atuarão no monitoramento dos alunos do projeto nos temas pertinentes aos territórios onde atuarão.


Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o aplicativo Colab, que possibilita ao cidadão indicar demandas, alertar necessidades de melhorias e acompanhar a resolução dos pedidos. Além disso, os monitores também foram informados sobre os serviços da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser).


A coordenadora de Comunicação da Seconser e gerente de relacionamento com o cidadão da Prefeitura, Mariah Araujo, explicou que o encontro tem o objetivo de tornar os monitores multiplicadores dos serviços em seus territórios. "Esse é o caso do Colab, que permite que os cidadãos enviem solicitações, críticas e elogios, mas também que participem de consultas e acessem serviços públicos importantes, como o agendamento da vacinação contra a Covid-19”, ressaltou Mariah.


Através do aplicativo, é possível participar de processos participativos digitais, além de ter acesso a serviços como vacinação e reclamações. Segundo a Prefeitura, a média de resolubilidade dos problemas que chegam pela ferramenta por meio dos cidadãos é de cerca de 90%.



Prefeitura e Firjan realizam treinamento de monitores do Programa Niterói Jovem EcoSocial. Foto: Luciana Carneiro


O secretário de Participação Social, Octávio Ribeiro, destacou que cada território tem um ou dois agentes de cidadania para fazer o acompanhamento dos alunos. O Niterói Jovem EcoSocial conta com 500 moradores de 26 territórios da cidade, que serão atendidos por 19 meses de formação profissional e social.


As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, sendo três dias da semana na unidade Senai Niterói Barreto e Sesi Niterói e dois dias em comunidades do município definidas no edital para a aplicação de ações na área de meio ambiente.


Comentarios


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page