top of page

Eclipse total do Sol acontece nesta segunda-feira: saiba onde acompanhar ao vivo



Nesta segunda-feira, 8 de abril, um evento astronômico singular ocorrerá: um eclipse total do Sol. Embora o fenômeno seja visível nos países da América do Norte e parcialmente em partes da América Central e Europa Ocidental, o Brasil não está na trajetória do eclipse. No entanto, para permitir que todos possam acompanhar as fases desse espetáculo cósmico, o Observatório Nacional realizará uma transmissão ao vivo a partir das 12h30, horário de Brasília, em seu canal no YouTube.


Durante a transmissão, os espectadores poderão testemunhar todas as etapas do eclipse, desde o início das fases parciais até o momento do alinhamento total entre a Lua, a Terra e o Sol. Além disso, astrônomos amadores e profissionais estarão disponíveis para compartilhar informações fascinantes sobre astronomia, astrofísica, telescópios e captura de imagens astronômicas.


Próximos eventos

Para os brasileiros, um eclipse solar total só será visível em 12 de agosto de 2045, com ápice previsto para ocorrer às 16h19, com o disco solar coberto em sua totalidade por 2 minutos e 44 segundos. Depois desse, o próximo eclipse total visível no Brasil ocorrerá em 2125. Eclipses parciais serão visíveis em 6 de fevereiro de 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034.


É importante ressaltar que observar um eclipse solar diretamente, sem a devida proteção, pode causar danos permanentes à visão. Portanto, o Observatório Nacional enfatiza a necessidade de utilizar filtros solares adequados e seguir todas as precauções de segurança recomendadas durante a observação do fenômeno.


Com Agência Brasil



Komentarze


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page